publicidade

Usina Hidrelétrica de Itaipu, uma grande realização da engenharia humana na divisa Brasil/Paraguai

A Usina Hidrelétrica de Itaipu, popularmente conhecida por Itaipu Binacional é uma gigante barragem hidrelétrica no rio Paraná, na linha divisória entre o Brasil e o Paraguai.

A Itaipu Binacional começou a ser pensada ainda na década de 1960 e o reservatório da usina começou a ser formado em 13 de outubro de 1982 e em 14 dias, estava cheio, quando foram concluídas as obras da barragem e as comportas do canal de desvio foram fechadas.

Nesse período, as águas subiram 100 metros e chegaram às comportas do vertedouro às 10 horas da manhã do dia 27 de outubro daquele ano de 1982. Em 5 de maio de 1984, entrou em operação a primeira unidade geradora de Itaipu.

A estrutura de 7.919 metros de comprimento e 196 metros de altura construída entre dois países, a Usina Hidrelétrica de Itaipu, com 20 unidades geradoras é responsável por fornecer cerca de 10,8% da energia consumida no Brasil e 88,5% do consumo Paraguaio e ainda é opção alternativa de fornecimento de energia para Argentina.

A Itaipu Binacional é considerada uma das grandes realizações da engenharia humana e trata-se da maior usina hidrelétrica do mundo em geração de energia limpa e renovável.

publicidade