Teixeira de Freitas ganha Biblioteca Pública Municipal no seu 35º Aniversário

Na manhã de sábado, dia 9 de maio de 2020, quando o município de Teixeira de Freitas celebrou o seu 35º aniversário de emancipação político administrativa, à população ganhou a sua tão sonhada Biblioteca Pública Municipal. A inauguração contou com a presença das principais autoridades do município. Para a maioria dos discursos, a Biblioteca Pública vai atravessar o tempo e ajudar a formar gerações inteiras de leitores. As prateleiras do local vão comportar um acervo de aproximadamente 50 mil livros, entre best-sellers, clássicos da literatura nacional e internacional, romances históricos, livros de autores da terra, entre outros gêneros literários, além de acervo em braile.
O professor universitário e vereador Valci Vieira dos Santos, que também é advogado, escritor doutrinador e titular da Cadeira nº 29 da ATL – Academia Teixeirense de Letras, disse que Biblioteca Pública Municipal, representa oportunizar o acesso à cultura, à informação e ao lazer, porque será um espaço voltado para o fomento da cultura por meio da literatura, porque será um local de programação especial, incluindo exposição de obras literárias, banca de troca de livros, encontro de escritores, lançamento de livros, homenagens a grandes nomes da literatura local, além de contação de histórias e peças teatrais.
“É com muita alegria que celebramos a inauguração da Biblioteca Pública Municipal no dia do aniversário de 35 anos de emancipação da cidade, Biblioteca essa que tanto buscamos para que nascesse para promover a difusão da leitura, do livro e da literatura no nosso município”, festejou o vereador e acadêmico Valci Vieira, autor da liberação dos recursos para que a Biblioteca Pública Municipal fosse implantada por meio da sua emenda parlamentar.
Conforme o secretário Municipal de Educação e Cultura, professor João Carlos Vieira da Silva, a Biblioteca é uma agência dinâmica de construção de sujeitos porque proporciona o acesso ao conhecimento, não apenas em arquivo físico, como arquivos digitais, em plataformas de conhecimento, transformando as pessoas em protagonistas do seu próprio destino. Ressaltando ainda, a importância da biblioteca e dos demais equipamentos culturais do município. “A cultura eleva o saber e esse espaço é inspirador para todos os frequentadores. Além da biblioteca, o Departamento de Cultura promove atividades culturais durante o ano inteiro, por meio da inclusão, prevenção e interação e promoção do conhecimento”, destacou.
Ludmila Takeuchi, coordenadora da Biblioteca Pública Municipal em Teixeira de Freitas, diz que a unidade começa com cerca de 10 mil livros catalogados com títulos da literatura brasileira, obras técnicas, científicas e muitos outros gêneros e, o objetivo é atender escolas e comunidade, com projetos como o da Biblioteca Itinerante, em que participam contadores de história. O projeto integra eventos e faz visitações às instituições, como espaços de cultura, Casa dos Idosos, entre outros.