Teixeira de Freitas está entre as 10 melhores cidades para se investir e viver no interior do Brasil

Teixeira de Freitas, no extremo sul da Bahia, que acabou de completar 40 anos de emancipação político-administrativa em 09 de maio de 2025, voltou a ganhar destaque nacional – com o agronegócio e o mercado imobiliário em expansão, a cidade voltou a representar o Nordeste na lista das mais atrativas do Brasil. Desta vez, a cidade aparece em 6º lugar entre as 10 melhores cidades do interior do país para se investir e viver, conforme estudo publicado nesta segunda-feira (12/05) pelo jornal eletrônico paulista “O Antagonista”, um dos principais portais de notícias do país. A pesquisa ressalta municípios que aliam qualidade de vida, custo acessível e desenvolvimento econômico – e Teixeira de Freitas se firma como protagonista nesse cenário.
A reportagem de “O Antagonista” reforça uma tendência nacional: com o aumento do custo de vida nas grandes metrópoles, cresce o número de brasileiros migrando para cidades do interior em busca de tranquilidade, moradia mais acessível e melhores condições de vida. Nesse contexto, Teixeira de Freitas se destaca por oferecer um ambiente urbano longe da poluição e do trânsito intenso, sem comprometer o orçamento familiar.

Cidade baiana ocupa a 6ª posição em ranking nacional que destaca qualidade de vida, desenvolvimento econômico e baixo custo de vida. Além da qualidade de vida, Teixeira de Freitas figura no ranking pela força do seu agronegócio, dinamismo do comércio local e aquecimento do mercado imobiliário. Esses fatores fazem do município teixeirense um dos principais polos de desenvolvimento regional do Nordeste.
A cidade de Teixeira de Freitas ainda está a 60 quilômetros de distância pela BR-101 do vizinho município de Mucuri, que também nesta semana foi revelado pelo estudo do IFDM como um dos 5 municípios mais desenvolvidos da Bahia, avaliado por seu desenvolvimento socioeconômico nas áreas da Infraestrutura, Emprego & Renda, Educação e Saúde, cujo município saiu do 37ª para a 5ª posição no Estado.

Não é a primeira vez que o município de Teixeira de Freitas figura em levantamentos desse tipo. A cidade já havia sido citada em estudos da Revista Veja em 2012 e 2018 como uma das 12 melhores cidades do interior brasileiro para investir e viver, com evidência para sua pujança imobiliária – reconhecimento que agora se consolida com a análise de “O Antagonista”.
O levantamento considera também dados de migração urbana: entre 2019 e 2023, São Paulo teve uma queda populacional de 0,7% — a primeira em um século — evidenciando a busca por alternativas fora dos grandes centros. As cidades do ranking, como Teixeira de Freitas, oferecem uma redução de até 30% nas despesas com moradia, transporte e educação, atraindo perfis variados de moradores.

Entre os outros municípios que compõem a lista estão Guarantinguetá (SP), Anápolis (GO), Mossoró (RN), Uberaba (MG), Novo Hamburgo (RS), mas é Teixeira de Freitas em 6ª posição que representa com força o interior do Nordeste, sendo a única cidade baiana a figurar no top 10. Na sequência vem Viçosa (MG), Imperatriz (MA), Ji-Paraná (PR) e Hortolândia (SP). Outras 6 cidades vêm logo atrás, como: São Pedro da Aldeia (RJ), Tatuí (SP), Lavras (MG), Sumaré (SP), Nova Serrana (MG) e Paulínia (SP)
Para o estudo jornalístico, cidades como Teixeira de Freitas se tornam atrativas não apenas pelo custo de vida, mas também pela crescente oferta de serviços, infraestrutura urbana e segurança. O bom momento do município também é reflexo de uma gestão pública voltada ao desenvolvimento sustentável e da resiliência de seus empreendedores e trabalhadores, que transformaram a cidade em referência regional. Diante desse cenário, Teixeira de Freitas reforça seu papel como um dos principais polos emergentes do país, mostrando que é possível viver bem e prosperar longe dos grandes centros.


