publicidade

Talento de Athylla Borborema é reconhecido com a chilena Comenda Internacional Pablo Neruda de Literatura

O escritor e jornalista Athylla Borborema que já venceu três vezes o prêmio Visão Mundial de Jornalismo, teve agora o seu talento mais uma vez reconhecido internacionalmente, só que desta vez na literatura. Na noite deste sábado (27/02/2016), no Museu da Inconfidência Mineira, em Ouro Preto, cidade histórica da mesorregião metropolitana de Belo Horizonte (MG), ele foi sozinho agraciado numa concorrida cerimônia com a Comenda Internacional Pablo Neruda de Literatura em razão da sua efetiva contribuição à literatura no Brasil com suas obras literárias.

A cerimônia de premiação com o selo do Ministério da Cultura do Brasil foi promovida pela Associação Internacional de Escritores e Artistas e pela Sociedade de Escritores do Chile. O cerimonial contou com a participação de diversas autoridades mineiras, vários presidentes de Academias de Letras e de Artes do País, poetas, escritores, editores e políticos, além de músicos e grupos folclóricos que se apresentaram, dando um maior brilho ao evento.

A outorga da Comenda Internacional Pablo Neruda de Literatura é a mais festejada premiação chilena e uma das mais importantes do gênero na América do Sul. A Comenda Internacional Pablo Neruda de Literatura tem o objetivo de homenagear, divulgar e reconhecer profissionalmente escritores que se destacaram no campo da Literatura nos últimos anos. A Associação Internacional de Escritores e Artistas e a Sociedade de Escritores do Chile concedem apenas três comendas por ano ao Brasil e Athylla Borborema é o primeiro baiano a ganhá-la.

Quem foi Pablo Neruda:

Pablo Neruda foi um poeta chileno, bem como um dos mais importantes poetas da língua castelhana do século XX e cônsul do Chile na Espanha e no México. Neruda foi o único poeta da história na América do Sul a receber o Nobel de Literatura em 1971. Escreveu 34 livros, inclusive o premiadíssimo livro de poesias “Canto Geral”, lançado em 1950, traduzido para a maioria dos países do universo e até os dias de hoje continua na lista dos mais vendidos no mundo, no gênero literatura. Lido no planeta inteiro, Pablo Neruda ficou conhecido como o poeta do mundo. Ele nasceu em Parral, no Chile, em 12 de julho de 1904 e morreu aos 69 anos em Santiago, no Chile, em 23 de setembro de 1973.

publicidade