“Sentimentos Meus” é o novo livro da escritora capixaba Ana Cristina Santos lançado em Pedro Canário
A escritora capixaba Ana Cristina Santos lançou na noite desta sexta-feira (05/02), na Feira Cultural da Avenida Mário Vello Silvares, em Pedro Canário, cidade da região do extremo norte do Espírito Santo, o seu novo livro, intitulado “Sentimentos Meus”, uma obra literária de poesias que transborda sensações, sentimentos e pensamentos.
O novo livro da poetisa canariense Ana Cristina Santos reúne 125 novos versos da sua criação em um livro de 140 páginas e que foi publicado pela Editora Viseu, de Maringá, no Paraná. O evento de lançamento do livro reuniu familiares, estudantes, conhecidos, autoridades e servidores da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.
A cerimônia do lançamento do livro “Sentimentos Meus” da escritora capixaba Ana Cristina Santos contou com a presença do presidente da ATL – Academia Teixeira de Letras, escritor e jornalista Athylla Borborema, autor e protagonista do recém lançado filme documentário “DE UMA PONTA À OUTRA”, já disponível no YouTube.
“Os poemas de Ana Cristina Santos endossam nossas palavras, seus versos bebem no lirismo da vida simples de interior, do coloquialismo e da sensibilidade do folclore brasileiro. Trata-se de uma escritora de história e de muita sabedoria, que por meio da poesia valoriza a arte, a cultura, a literatura, o potencial dos municípios capixabas em um todo, enfim, seu talento, emociona novos e antigos leitores, seus poemas são os olhos da razão”, disse o presidente da ATL Athylla Borborema.
O livro “Sentimentos Meus” reúne diversos poemas que tratam de temas atemporais e universais, como emoções, sentimentos, dúvidas, amor, livros, natureza, encantos da roça, encanto pela vida, juventude e leituras de mundo. Ana Cristina Santos explica que a natureza e seus elementos como o mar, as estrelas, a lua e as árvores aparecem como personagens dos seus poemas, que podem ser lidos e entendidos por qualquer apreciador de bons versos.
Segundo a autora, os poemas escolhidos se dividem entre o interiorismo, quando se volta para dentro em uma autoanálise, e o exteriorismo, quando busca fazer uma leitura dos outros. “Eu penso que a poesia alcança as pessoas em um tempo em que a sociedade está tão líquida, de relações rápidas, informações rápidas, tudo muito corrido e superficial. Então, que a minha poesia alcance esse cotidiano, também corrido, que às vezes é feliz e às vezes triste, a poesia alcança tudo. Eu gostaria que as pessoas percebessem essa característica, de poder falar de tudo”, recomenda.
A autora possui uma belíssima história de vida e de relação com a literatura desde a sua adolescência a partir de 1986, quando saiu de Sergipe e foi morar na fazenda São Joaquim, município de Pedro Canário, no extremo norte capixaba. A escritora Ana Cristina Santos, tem 47 anos, é natural de Itabaianinha, no extremo sul do estado de Sergipe. Mas se radicou no estado do Espírito Santo ainda muito jovem e em Pedro Canário escolheu para constituir família, viver, amar e promover a sua literatura. Ana Cristina Santos já esteve inserida em outros trabalhos publicados, a exemplo das antologias, “Nós Poesias para Tardes Ensolaradas” em 2019 e “Poesias para Apaixonados” em 2020”, publicadas pela Editora LURA, de São Paulo, além de já ter ganhado importantes prêmios brasileiros de literatura.