publicidade

Selo “Turismo Responsável – Limpo e Seguro” reabre atividades do setor em Mucuri

Praia da Costa Dourada, no litoral sul de Mucuri

O selo “Turismo Responsável – Limpo e Seguro”, lançado no último dia 4 de junho de 2020, fechou o mês de agosto com 12.450 prestadores de serviços turísticos no Brasil. A ação faz parte de um conjunto de ações do Ministério do Turismo para incentivar a retomada da atividade turística no Brasil. A ideia é que os turistas possam se sentir mais seguros para viajar e frequentar locais que cumpram protocolos específicos para a prevenção da Covid-19.

As atividades comerciais com maior número de solicitações do selo foram: agências de turismo (4.486), meios de hospedagem (3.700) e transportadoras turísticas (1.495). Já os estados que registraram a maior adesão à iniciativa são: São Paulo (2.875), Rio de Janeiro (1.860), Minas Gerais (1.069), Bahia (895) e Rio Grande do Sul (657). No extremo sul da Bahia a primeira cidade que aderiu a iniciativa foi Mucuri e a segunda foi Porto Seguro.

Conforme o secretário Municipal de Turismo de Mucuri, Newton Melgaço, no dia 22 de junho, o município convidou os representantes da Vigilância Sanitária, do Conselho Municipal de Turismo e da empresa Suzano, para apresentação dos protocolos. Na ocasião, o representante da empresa, Suzano, comprometeu-se a repassar o cumprimento dos termos do protocolo como regra para seus prestadores de serviços. Nos dias 23 e 24 de junho aconteceu o treinamento da equipe técnica do município responsável pela avaliação dos estabelecimentos que aderiram ao Selo Turismo Responsável. As visitas de vistoria aos hotéis e pousadas que aderiram ao Selo iniciaram no dia 30 de junho. A equipe técnica do Selo visitou os estabelecimentos em companhia da equipe da Vigilância Sanitária e, além das vistorias, foram fornecidas as orientações sobre o protocolo durante a oferta de hospedagens.

No último dia 16 de julho, a Prefeitura de Mucuri, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, entregou os primeiros selos e certificados aos hotéis e pousadas que aderiram e atenderam aos protocolos do Selo Turismo Responsável, lançado pelo Ministério de Turismo. Na oportunidade foi divulgada a lista certificada dos estabelecimentos de hospedagem. Segundo o secretário de Turismo Newton Melgaço, os hotéis e pousadas do município já tinham um bom padrão de atendimento e qualidade, mas com as ações voltadas ao combate ao Covid-19, todos estes estabelecimentos foram obrigados a atender o protocolo, para garantir a saúde dos turistas e dos funcionários, no entanto, o Selo chegou trazendo medidas importantes que já estão agregando mais qualidade ao turismo local.

Praia do Domingo, no litoral sul de Mucuri

Para o prefeito Carlos Simões (PSD), o sucesso desta iniciativa comprova que o município de Mucuri está no caminho certo para o início das atividades turísticas, que foi tão afetado por esta pandemia. “Mucuri se posiciona no cenário doméstico e internacional como um destino seguro e preparado para atender um novo perfil de turista que está surgindo. O Selo, que é totalmente gratuito, deverá ser colado em local de fácil acesso ao cliente e conterá um QR Code pelo qual o turista poderá consultar as medidas adotadas por aquele empreendimento ou profissional. Uma equipe técnica municipal do Turismo Responsável – Limpo e Seguro, fará vistorias semanais nos estabelecimentos já certificados, garantindo a segurança sanitária e as boas práticas de higienização. Essas iniciativas garantirão a médio prazo a reabertura gradativa das atividades do turismo em Mucuri”, salientou o prefeito Carlos Simões.

Praia Dois, no litoral sul de Mucuri

E acrescentou: “Estamos em processo de planejamento da retomada gradual das atividades turísticas em Mucuri, sempre em alinhamento e em parceria com o selo Turismo Responsável, do Ministério do Turismo, para um retorno seguro e para a promoção de Mucuri como um destino confiável. As diretrizes da Prefeitura Municipal quanto do selo garantem protocolos sanitários que possibilitam ao setor a preparação adequada para receber, novamente, os turistas”, afirmou o prefeito Carlos Simões.

Praia dos Lençóis, no extremo sul do litoral de Mucuri

O balanço em agosto não foi somente para o Selo, a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura de Mucuri também foi avaliada. Um levantamento realizado pelo COMTUR -Conselho Municipal de Turismo de Mucuri, evidenciou uma satisfação 100% por parte dos empreendedores dos meios de hospedagem sobre a atuação da Secretaria Municipal de Turismo. O trabalho foi realizado pelo COMTUR no intuito de avaliar a qualidade do trabalho realizado pelos servidores da Secretaria de Turismo e da Vigilância Sanitária do município de Mucuri que atuaram na avaliação dos estabelecimentos hoteleiros que receberam o Selo Turismo Responsável – Limpo e Seguro. 76% dos entrevistados afirmaram estar “muito satisfeitos” com o trabalho da Secretaria, enquanto 24% disseram estar “satisfeitos”. Nenhum dos entrevistados teria declarado estar insatisfeito com a atuação e nem deixou de responder.

publicidade