publicidade

Secretário Nacional da Pesca Jorge Seif Júnior se diz encantado ao conhecer a indústria Prime Seafood em Alcobaça

Por Athylla Borborema

O secretário Nacional da Aquicultura e Pesca, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o administrador Jorge Seif Júnior, esteve em Alcobaça nesta quinta-feira (08/07), para conhecer uma das mais importantes indústrias brasileiras que atua na pesca de lagosta, peixes de profundidade (Snapers) e Atum, fomentando a captura, processando o pescado e exportando para o mercado internacional, a Prime Seafood Importação e Exportação, referência mundial em sustentabilidade marinha, pesca industrial, logística e industrialização de pescados.

O secretário Nacional da Pesca Jorge Seif Júnior

O secretário nacional Jorge Seif é um carioca radicado em Santa Catarina desde 1999, produtor rural de família tradicional de atividades de pesca há mais de 40 anos, com experiência em diversas modalidades de pesca (atum e sardinha). Atuou no setor pesqueiro uruguaio no ramo de exportações para toda a Europa, com convivência diária em diversos portos pesqueiros do Brasil, conhece bem os anseios e as necessidades do setor e, por isso, cumpriu agenda oficial em Alcobaça.

O presidente executivo da Prime Seafood Eduardo Lobo Naslavsky

O secretário Jorge Seif veio ao extremo sul baiano, conhecer em Alcobaça, umas das organizações empresariais de maior contribuição às comunidades ribeirinhas no incentivo e investimento na independência do pescador e fomento no desenvolvimento educacional e do empreendedorismo das famílias litorâneas. A Prime Importação e Exportação – Prime Seafood Ltda., foi fundada em Alcobaça desde 26 de junho de 2012, pelos empresários Eduardo Lobo, Sérgio Colaferri e Tony de Lucca.

A Prime Seafood Importação e Exportação é hoje referência mundial na fabricação de Conservas de Peixes, Crustáceos e Moluscos, trata-se da maior exportadora de lagostas e peixes do Brasil, gerando 400 empregos diretos e mais de 2.500 empregos indiretos, comprando, processando e exportando os pescados oriundos da pesca artesanal de toda região da costa das baleias e da costa do descobrimento.

O secretário nacional Jorge Seif desembarcou no início da tarde desta quinta-feira (08), no Aeroporto 1º de Maio em Teixeira de Freitas, onde foi recebido pelos executivos da Empresa Prime Seafood, os empresários Eduardo Lobo e Tony de Lucca e, também pelo prefeito de Alcobaça, Givaldo Muniz, o “Zico de Baiato” (PROS), de onde, acompanhados por outras autoridades e empresários influentes da região, se deslocaram para a Alcobaça. Na cidade, o secretário teve a oportunidade de conhecer o potencial da região, a estrutura portuária de Alcobaça e as demandas do setor pesqueiro no extremo sul baiano.

Visando a potencialidade da região, o secretário teve uma reunião com os pescadores e marisqueiras no plenário da Câmara Municipal de Alcobaça para entender e escutar as demandas dos produtores artesanais e explicar como será o recadastramento nacional dos pescadores, que se inicia no próximo mês de agosto. Para o empresário Eduardo Lobo, a visita do secretário nacional Jorge Seif Júnior representa a união de esforços em busca de qualidade para a pesca local e regional. “A pesca exerce papel fundamental na nossa economia e vamos buscar fortalecer cada vez mais as nossas opções. Tudo isso é mais emprego e renda para os municípios da Costa das Baleias.

“Foi um privilégio conhecer em Alcobaça uma empresa tão comprometida e focada na produção de alimentos, empregos e renda. Nosso objetivo é aproximar do produtor e das empresas de pesca, para melhorarmos e fomentar a região do extremo sul da Bahia, que já possui uma grande frota artesanal produzindo vários tipos de pescados para o Brasil e para o mundo. As finalidades da Secretaria Nacional estão alinhadas aos objetivos para o setor do presidente Jair Bolsonaro, no sentido de que haja o crescimento da produção de pescados e frutos do mar no país, com a intenção de gerar mais renda, riqueza e alimentos. Estou encantado com a rica biodiversidade marinha da região e com a estrutura da Prime Seafood em Alcobaça, uma grande empresa brasileira e referenciada nos principais países do mundo no ramo da pesca industrial, vivência em compra, venda, logística e industrialização de pescados. Ao empresário Eduardo Lobo, devo lhe dizer que os senhores são os maiores e melhores exportadores brasileiros, vocês orgulham o Brasil”, festejou o secretário Jorge Seif Júnior.

O prefeito Givaldo Muniz, o “Zico de Baiato” disse que a visita do secretário Nacional da Aquicultura e Pesca, Jorge Seif Júnior representa novas expectativas de investimentos para o município de Alcobaça para melhorar a qualidade de vida do pescador e enalteceu o perfil da Prime Seafood. “A unidade industrial da Prime Seafoofd que há 9 anos está em Alcobaça, vem referenciando o município para o mundo, que somente em 2020, investiu R$ 13,5 milhões em novas câmaras de armazenamento congelado, novos túneis de congelamento, equipamentos para processamento, aquisição de terrenos e reformas das câmaras frigoríficas. Onde a indústria tem duplicado a sua capacidade instalada, modernizando a área industrial de congelamento e processamento de pescados.

O presidente executivo da Prime Seafood, Eduardo Lobo Naslavsky, empresário com mais de 20 anos de experiência no setor de alimentos, com vasto conhecimento da cadeia de pescados, experiência em estruturação de negócios, implementando indústrias de processamento de pescados e criando produtos para os mercados internacional e nacional, disse que a visita do secretário nacional Jorge Seif proporciona novos horizontes para o setor e motiva a classe empresarial a continuar investindo na região. Segundo Eduardo Lobo, a Prime Seafood exporta cerca de 95% de sua produção para os Estados Unidos e para os principais países da Ásia. Satisfeito com a visita do secretário Nacional da Aquicultura e Pesca, disse do interesse em construir uma fábrica de conserva para enlatar o pescado do litoral baiano e vender no mercado interno e nas redes de supermercados. Também manifestou ter o interesse na construção de uma grande fábrica de ração para o cultivo de pescados, bem como uma fábrica de farinha de peixe.

“A Prime Seafood se tornou não só uma das maiores empresas de processamento de pescados para exportação do Estado da Bahia, como também a maior empresa de exportação do ramo no Brasil, com o apoio incondicional do Governo da Bahia, que tem nos dado entusiasmo e força para investir cada vez mais no Estado. Agora queremos ampliar nossa interlocução com o governo federal para continuarmos investindo na Costa das Baleias. A nossa indústria tem um papel relevante na melhoria do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de toda esta região compreendida pelos municípios de Prado, Alcobaça e Caravelas. Hoje, o Estado da Bahia tem uma importante empresa de processamento de pescados, que coloca a marca Prime Seafood não só no mercado Americano, como no mercado Asiático”, enfatizou o presidente do grupo empresarial, Eduardo Lobo Naslavsky.

publicidade