Secretaria de Educação inova na tecnologia e mantém alunos estudando por aulas remotas em Nova Viçosa

Com o avanço da pandemia do novo Coronavírus, o COVID-19, a suspensão temporária das aulas da rede de ensino fica cada dia mais certa mediante a execução de medidas que visam à contenção da doença em sua população. No município de Nova Viçosa a SMECD – Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desportos buscou alternativas e estratégias de ensino para manter seus alunos das escolas públicas da rede municipal de ensino engajados durante a quarentena com ajuda dos pais, onde foi preparado um post especial de como preparar um plano de aulas remotas e como o sistema de ensino está podendo auxiliar as escolas em momentos de crise, mudando todos os seus alunos para uma sala de aula virtual.
A Secretaria Municipal de Educação de Nova Viçosa com autorização do Conselho Nacional de Educação (CNE) pôs em prática as ofertas de atividades tecnológicas não presenciais em todas as etapas de ensino, como diretriz para a reorganização do calendário escolar de 2020, se utilizando de ferramentas modernas, espaços e práticas educacionais, com os profissionais da educação trabalhando por uma transformação cada vez mais profunda e efetiva no processo de ensino e aprendizagem. A suspensão temporária das aulas presenciais é uma tentativa de minimizar a propagação da epidemia de Coronavírus e reduzir o risco de contágio e proliferação do vírus entre professores e alunos.
A secretária Municipal de Educação de Nova Viçosa, pedagoga Natália Carolino Costa Pereira informou que a SMECD – Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desportos e os atores de suas Unidades Escolares, no sentido de propor ações que pudessem garantir que o vínculo entre Escola e Família não fosse quebrado, entendendo-se que neste contexto é de suma importância que as famílias se sintam acolhidas e tenham a convicção de que não serão abandonados por suas Escolas, foi desenvolvido um plano de aulas remotas em um momento que se colocou em prática novas ideias para se fomentar as aprendizagens ativas. Ressaltando que o ensino a distância é benéfico, e, com criatividade, pode-se enxergar grandes oportunidades, principalmente em momentos de desafios.
“É fato que estamos vivendo em um momento desafiador e que tem exigido de todos nós educadores a nos reinventarmos diante da pandemia do COVID-19 que se instalou no mundo. O desafio vivido em face deste cenário e, que tem atingido inúmeras famílias, sensibilizou a SMECD que mediante uma mobilização que foi criada, as Unidades Escolares da Rede Municipal vêm desenvolvendo atividades remotas muito significativas, utilizando-se de diversos meios, tecnológicos inclusive, com o firme propósito de fortalecer o vínculo entre Escola e Família e assegurar a continuidade do desenvolvimento de nossas crianças, jovens e adultos neste momento de pandemia”, enfatizou a secretária Natália.
E acrescenta a secretária municipal de educação Natália Carolino: “À medida que cresce a preocupação com o COVID-19, municípios brasileiros tomaram a difícil decisão de fechar as suas escolas. Para ajudar a fazer a transição para a aprendizagem a distância, criamos recursos, treinamentos e guias práticos para ajudar equipes de TI, educadores, funcionários e estudantes durante essa transição. No entanto, facilitar a inserção da tecnologia na sala de aula está entre os principais benefícios do sistema de ensino para a sua escola, e neste momento de desafio a SMECD dispõe de ferramentas e novas estratégias de ensino que se fazem necessárias para estimular e engajar seus alunos, trazendo novas possibilidades para a prática pedagógica no município de Nova Viçosa”, destacou a secretária Natália Carolino.