publicidade

Saiba como dar um banho relaxante em seu cachorro

Os animais de estimação precisam ser banhados de tempo em tempos, assim como os seres humanos. A regularidade deve ser inferior às das pessoas, mas é necessário tomar alguns cuidados. Isso porque o seu pet não deve se sentir acuado neste momento de higiene. Mas, você sabe dar um banho relaxante em seu cachorro?

Antes de tudo, você deve confirmar se todos os utensílios estão por perto. Por exemplo: o xampu, a toalha, a escova e outros itens específicos. O ideal não é ficar longe do cão para apanhar qualquer coisa. Afinal, o bichinho pode sair do local de banho e desarrumar tudo por onde passar.

O ideal é que você escove o animal antes de iniciar o banho propriamente dito. Isso vai auxiliar no momento de tirar a sujeira e os pelos.

O lado externo das orelhas do seu bichinho precisa ser higienizado com uma gaze ou uma toalha bem fofa com água morna. A parte interna necessita de muita atenção. Por isso, jamais coloque qualquer coisa dentro do ouvido. Para higienizar internamente, use somente itens visando dissolver o excesso de cera ali.

Dar um banho relaxante em seu cachorro passa pelo umedecimento dos pelos. Após higienizar bem as orelhas, é preciso segurar confortavelmente o seu animal. Com água sempre na temperatura morna, procure molhar os pelos.

Conforme a recomendação veterinária, molhar gradativamente é o truque para o seu amiguinho de quatro patas fique bem à vontade. Inicie lentamente o processo, fazendo carinho e até algumas brincadeiras.

Na próxima fase, é indicado lavar somente as patinhas, em seguida, o corpo. Não se esqueça de agradar o seu cão com algum tipo de recompensa ou petisco. Desta maneira, o receio com o contato com a água vai sendo erradicado pouco a pouco.

A quantia do produto usada precisa ser equivalente ao peso, ao tamanho e ao estilo dos pelos. Para dar um banho relaxante em seu cachorro, o xampu necessita ser passado de modo bem suave. O ideal é fazer essa aplicação durante uma massagem que gere espuma.

É possível ter o cuidado de adotar itens hipoalergênicos e que permaneçam por alguns minutos na pele do bichinho. O objetivo é que esse produto continue atuando até depois do enxágue.

Para que o seu amigo não sofra com alguma reação alérgica, é indispensável enxaguar adequadamente o pelo. Naturalmente, o bichinho pode ficar agitado a fim de tirar o excesso de água. Em seguida, você deve secá-lo apropriadamente com uma toalha.

Não basta saber como dar um banho relaxante em seu cachorro, é preciso finalizar o processo corretamente. Afinal, a hora de secar os pelinhos se torna em um dos momentos mais caóticos para os bichinhos.

O ruído é muito desconfortável para o cachorro. Portanto, a recomendação é fazer muitos carinhos enquanto se utiliza o secador. Jamais se deve colocar na opção mais quente, se limite a usar a temperatura morna. Com os pelos secos, o ideal é encerrar a ação com aplicação de um antipulgas.

O aconselhável para animais que não gostam de barulho, é usar toalhas secas e lavadas em no máximo no dia anterior para usar na secagem do seu animal, ao invés de usar um secador, porque o seu ruído espanta o cão. A toalha para secar o seu animar precisa está bem lavada e cheirosa. Nada de usar pano guardado muito tempo ou com cheiro de mofo, caso contrário você poderá transmitir sérios problemas de saúde para o seu cãozinho, principalmente alérgicos.

publicidade