publicidade

Rio de Contas, a primeira cidade planejada do Brasil

ASSISTA este WebDoc completo sobre à cidade de Rio de Contas, uma das raras “cidades novas” coloniais, criada por Portugal e a primeira cidade planejada do Brasil em 1745. Rio de Contas surgiu como um centro de mineração de ouro e logo se transformou em verdadeira Capital Regional. Em plena Chapada Diamantina, é atualmente, um dos principais polos ecoturísticos da Bahia.

A 580 Km da sua capital, Salvador, à cidade de Rio de Contas completa hoje (27/11/2023) seus 300 anos de fundação. Sua criação é datada de 27 de novembro de 1723, mas a sua emancipada política somente aconteceu em 28 de agosto de 1885 e hoje é um município com 15 mil habitantes.

Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1980, o conjunto arquitetônico de Rio de Contas reúne praças e ruas que ainda apresentam o traçado antigo, com monumentos públicos e religiosos em pedra, casario em adobe e igrejas barrocas.

Rio de Contas além de ser a primeira cidade planejada do Brasil e um dos três maiores patrimônios arquitetônicos do Estado da Bahia – trata-se de um fascinante complexo de belezas naturais sem igual e portal principal dos encantos da Chapada Diamantina.

publicidade