publicidade

Público aproveitou o feriadão da independência na reabertura das praias de Prado a Mucuri

O feriadão da independência foi o primeiro final de semana do ano após o carnaval com o advento da pandemia do novo coronavírus, com as praias liberadas para banho no litoral do extremo sul da Bahia. Mesmos com as medidas restritivas proibindo o consumo de bebida alcoólica em via pública, carro de som com aglomeração de pessoas e os hotéis e os restaurantes funcionando sob a recomendação das autoridades sanitárias e a recomendação para que as “pessoas se recolham em suas residências ou locais de hospedagem”, muita gente foi vista no mar e nas barracas, na sua maioria, respeitando o distanciamento social.

Os decretos dos 8 municípios litorâneos do extremo sul da Bahia ressaltam que continua proibido o consumo de bebidas alcoólicas nos espaços e vias públicas, praças e demais equipamentos urbanos públicos, “bem como a utilização de equipamentos sonoros ou execução de instrumentos musicais, de qualquer espécie, em qualquer horário, nesses locais, sob pena de multa a apreensão de material, a fim de evitar aglomerações e o descumprimento do uso obrigatório de máscaras”. As fiscalizações estão sendo feitas pelos agentes da Vigilância Sanitária, da Guarda Municipal, fiscais da Prefeitura com apoio da Polícia Militar.

Nas praias de Belmonte, Santa Cruz Cabrália, Porto Seguro, Prado, Alcobaça, Caravelas, Nova Viçosa e Mucuri, o público demonstrou cansaço de tanto ficar em casa e aproveitou o feriadão, muita gente foi a praia e aproveitou para desfrutar das culinárias oferecidas pelos restaurantes. No Beco das Garrafas, na cidade do Prado, um dos destinos mais procurados pelos turistas, cerca de 25% dos restaurantes funcionaram neste feriadão da independência e mesmo assim o movimento foi de 30% para cada estabelecimento aberto em comparação aos anos anteriores. As praias do Prado também receberam muitos banhistas, na praia do centro da cidade se registrou um público considerável, mas a maioria preferiu as praias mais desertas do seu litoral norte, como Tororão, Paixão, Cumuruxatiba e Corumbau.

Em Mucuri, após a manifestação positiva na reunião da comissão conjunta do COMTUR – Conselho Municipal de Turismo, da SMS – Secretaria Municipal de Saúde, ACE – Associação Comercial e Empresarial e com a equipe técnica do selo “Turismo Responsável – Limpo e Seguro”, com o tema proposta para reabertura gradual das atividades de turismo, a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura sinalizou pelo deferimento que deliberou com o prefeito Carlos Simões (PSD) a edição do Decreto 2515/20, autorizando os meios de hospedagem a retornarem a suas atividades turísticas no município e muitos turistas preferiram as suas praias do litoral sul, no balneário da Costa Dourada para curtir o feriadão longe de casa. Mucuri foi o último município da região a liberar suas praias e o primeiro foi Caravelas, onde o prefeito Silvio Ramalho (PP) assinou decreto, inclusive liberando os passeios de barcos e escunas para visitação ao Arquipélago de Abrolhos e avistamento das baleias Jubarte.

publicidade