Pré-candidato Marcão defende participação efetiva da sociedade na administração municipal em Itamaraju
O pré-candidato a prefeito Marcão Despachante (Podemos) confirmou ao O ABC que seguirá rumo as convenções para homologar a sua candidatura a prefeito de Itamaraju. Marcão disse que a sua pré-candidatura nasceu de uma necessidade pelo novo, pela necessidade de um projeto inovador, pela carência de um plano de governo comprometido com os reais interesses da população itamarajuense.
Aliado do deputado federal João Carlos Bacelar Batista, presidente estadual do Podemos, o pré-candidato Marcão disse que o poder público precisa direcionar atenções para a qualidade de vida dos cidadãos. E defendeu que o caminho para alcançar o desenvolvimento pela valorização dos servidores públicos e pela abertura de espaço para a participação da sociedade na administração municipal.
“Nunca tinha pensado em me envolver com política partidária. Sempre fiz política de classe. Mas o cenário político nacional, com a Lava Jato e os escândalos de corrupção, que refletem diretamente na vida de todos, fez com que começasse a pensar o quanto somos responsáveis por não termos participado do processo político dentro do espaço que nos é permitido. Aqui em Itamaraju, o cenário político também fez com que a gente começasse a olhar de outra forma”, explica Marcão.

Marcão ladeado pelo economista Heitor Malaquias e o sociólogo Erlan Dantas
O pré-candidato Marcão revela que o interesse pela política partidária foi alimentado pela percepção de que o cidadão pode influenciar, mas não tem todo o poder de decisão. Sempre tivemos dificuldade de trocar ideia, de dialogar com o poder público e, foi nesse aspecto que começamos a pensar seriamente em participar do processo político”, pontuou Marcão. Recentemente o pré-candidato recepcionou em Itamaraju, a figura de João Cláudio Bacelar, coordenador estadual do Podemos que veio endossar a sua pré-candidatura a prefeito de Itamaraju.
Marcão absorveu no seu grupo nomes que vieram, especialmente dos partidos Cidadania e PSL. Hoje o seu grupo agrega em torno do seu nome, importantes nomes como do economista Heitor Malaquias, do médico Rômulo Vieira, do engenheiro agrônomo Antônio Freire, do médico veterinário Antônio Filho, do sociólogo Erlan Dantas, o filósofo Jorge Brito, o advogado Jorge Higino, o empresário Cleudson Macedo, a serventuária Maria D’ájuda, a comerciante Diná Francisco, o empresário Marcos Malta e dos comerciantes Junior Moura, Claudio Santos, Darlan Pereira e muitas outras pessoas interessantes do cenário político local.
Quem é Marcão
Marcos José Pereira da Silva, o “Marcão” ou “Marcão Despachante”, tem 43 anos de idade e pertence a duas famílias tradicionalíssimas de Itamaraju, a “Constantino” e a “Pereira”. Inclusive, Marcão é neto de Faustino Pereira de Melo, um dos pioneiros e fundadores do processo de emancipação do município de Itamaraju. Há 8 anos Marcão é casado com a enfermeira Márcia Souza Cerqueira. Desde 2010, Marcão administra as suas duas empresas em Itamaraju, a Legalizar Despachantes e a Visto Car Vistorias Automotivas.
Marcão é bacharel em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas) e é cabo reformado do Exército Brasileiro, no qual serviu por 12 anos no Centro de Defesa de Área do 12º Batalhão de Infantaria da 4ª Região Militar de Belo Horizonte e durante um treinamento de preparação para cumprir uma missão em Angola para qual havia sido selecionado, se acidentou severamente e terminou agregando aos quadros de policiais reformados das forças armadas.