Pescador arremessa rede e laça um tubarão com cerca de 120 quilos em Porto Seguro
Um pescador foi surpreendido por um tubarão ao arremessar e puxar a sua rede no início da manhã de segunda-feira do último dia 13 de julho de 2020, no mar de Porto Seguro. O animal aquático, que pesava cerca de 120 quilos e três metros de comprimento, estava vivo e preso na rede. Pai e filho pescavam em alto mar e foram surpreendidos com o animal marinho laçado pela rede.
Aliomário Peixoto, 49 anos, que tem a pescaria como profissão há, pelo menos, três décadas, disse que costuma pescar camarão, mas que, desta vez, foi surpreendido por um tubarão tigre, animal muito comum na costa brasileira. A captura ocorreu a três milhas (cerca de sete quilômetros) da Costa de Porto Seguro.
Como o tubarão-tigre é listado como ameaçado de extinção pela União Internacional para a Conservação da Natureza, o pescador Aliomário disse que resolveu soltá-lo de volta ao mar. E enquanto ele soltava o tubarão, o seu filho filmou a ação com um celular, cujo vídeo foi cedido ao portal de notícias Radar64, da cidade vizinha de Eunápolis.
O pescador contou que não é a primeira vez que fisga um tubarão. “Também já peguei outros peixes grandes, como o mero. Mas sempre solto os animais ameaçados de extinção”, disse ele.