publicidade

Paulo Afonso: O reino da mulata que encantou o cangaceiro dos sertões

Paulo Afonso é uma cidade de 150 mil habitantes da região extremo norte da Bahia, em pleno vale do São Francisco, situada numa quádrupla fronteira, no limite divisório com os estados de Sergipe, Alagoas e Pernambuco e a 480 Km da sua capital, Salvador.

Paulo Afonso nasceu de um projeto urbano panejado em pleno sertão baiano, local que abre as portas para visitantes de todo mundo, pois o horizonte das suas belezas e as variações da sua vegetação deixam todos fascinados, cercada por lagos, rios, cachoeiras e majestosas paisagens.

A cidade possui uma zona urbana dotada de uma infraestrutura invejável, bem arborizada e cheia de avenidas e praças belíssimas com farto espaços de lazer, áreas verdes, parques e monumentos que valorizam e retratam o espirito cultural do município.

A ponte metálica é um dos cartões postais da cidade e uma das principais atrações urbanas mais admiráveis de Paulo Afonso e da Bahia, é o traço do artista refinado que embeleza a paisagem natural.

Paulo Afonso é conhecia pelo seu potencial hidrelétrico, cidade verde que guarda em seu coração a CESFE – Companhia Hidrelétrica do São Francisco, que com suas turbinas gera energia para mover o nordeste, aliás, os lagos fazem parte do surgimento da cidade.

Em Paulo Afonso nasceu uma das maiores personagens da literatura nacional, Maria Gomes de Oliveira, a “Maria Déa” ou simplesmente “Maria Bonita”, a primeira mulher a integrar ao cangaço, mas especificamente ao bando de Lampião.

O imóvel onde Maria Bonita nasceu, no povoado de Malhada da Caiçara, foi transformado em Museu Casa de Maria Bonita, local em que mora até os dias atuais todos os familiares da cangaceira, a 38 quilômetros da sede de Paulo Afonso, onde o visitante se transporta para o período do sertão nos seus tempos de bravura.

publicidade