publicidade

O escritor Athylla Borborema vence em Fortaleza a Medalha Rachel de Queiroz de Literatura

O escritor e jornalista Athylla Borborema por ocasião da sua posse na ALAF – Academia de Letras e Artes de Fortaleza, que aconteceu na noite deste sábado (05/03/2016), no auditório do Clube Náutico, na Praia de Meirelles, em Fortaleza, capital do Ceará, foi também homenageado com a Medalha Rachel de Queiroz de Literatura.
 
A honraria foi concedida pela Prefeitura Municipal de Fortaleza e pela centenária Academia Cearense de Letras. A Medalha Rachel de Queiroz de Literatura foi ao jornalista e escritor Athylla Borborema concedida em razão do seu compromisso com a literatura no nordeste do Brasil.

Quem foi Rachel de Queiroz?
 
Rachel de Queiroz foi uma tradutora, romancista, escritora, jornalista, cronista prolífica e importante dramaturga brasileira. Autora de destaque na ficção social nordestina. Foi a primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras. Nasceu em 17 de novembro de 1910 em Fortaleza e morreu aos 93 anos no dia 4 de novembro de 2003, no Rio de Janeiro. Em 1993, foi a primeira mulher laureada com o Prêmio Camões, em Portugal. Ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 15 de agosto de 1994, na ocasião do centenário da instituição. Raquel de Queiroz escreveu 66 livros, a maioria de ficção e outros 10 livros biográficos. Ganhou um Prêmio Jabuti e quatro títulos Doutora Honoris Causa.

publicidade