Nova Viçosa: bairro inteiro recebeu obras de pavimento intertravado de concreto no 2º maior distrito do Brasil
A Prefeitura Municipal de Nova Viçosa concluiu as obras de pavimentação de um bairro inteiro na zona central do distrito do distrito de Posto da Mata, usando como peça principal, o pavimento intertravado de concreto. Foram seis ruas e quatro travessas, que ganharam obras de pavimentação. No local foram investidos recursos da ordem de R$ 695.712,68 provenientes de convênio firmado entre a Prefeitura Municipal e o Governo Federal.
Com mais de 30 mil habitantes e uma força comercial e industrial muito grande, Posto da Mata, no município de Nova Viçosa, na região extremo sul da Bahia é hoje o segundo maior distrito do Brasil. O primeiro ainda é Pajuçara, no município de Maracanaú, no Ceará, com 45 mil habitantes.
O bairro Santa Amélia, no distrito de Posto da Mata, foi contemplado com obras de pavimentação nas suas 6 principais vias públicas, como: Rua Sete de Setembro, Rua Marina, Rua Espírito Santo, Rua Quinze de Novembro, Rua Santa Amélia e Rua Sete de Setembro II, além de outras quatro travessas, beneficiando as principais avenidas do entorno do Hospital Municipal Santa Amélia.
No bairro Santa Amélia, a Rua Sete de Setembro recebeu uma extensão de 190 metros de pavimentação, A Rua Marina foi pavimentada em toda sua extensão de 192 metros, a Rua Espírito Santo recebeu 117 metros de pavimentação, a Rua Quinze de Novembro foram 107 metros de obras, a Rua Santa Amélia são 107,35 metros de pavimentação e a Rua Sete de Setembro II recebeu 110 metros de calçamento em bloquete que vai além da questão estética, por conta dos formatos e cores, são pisos que possuem a função de resistir e distribuir ao subleito os esforços aplicados sobre eles, além de melhorar as condições de rolamento e segurança.
A engenheira civil Luana Moura explica que toda a obra recebeu pavimento intertravado de concreto que é um tipo de piso que pode ser considerado uma espécie de substituto do paralelepípedo, conhecido como bloquete, pavimentos drenantes ou pavers. Como o próprio nome diz, o pavimento intertravado se trava. Tratam-se de blocos de concreto pré-fabricados que são assentados sobre uma camada de areia e travados entre si por contenção lateral e por atrito entre as peças.
A engenheira civil Luana Moura explica que as juntas entre as peças são preenchidas por material de rejunte, o que permite a utilização imediata do pavimento e, além de ser resistente, é fator ainda de embelezamento da rua e um dos grandes benefícios atrelados ao uso destepavimento é a questão da sustentabilidade e os ganhos ambientais que na comparação com o uso do asfalto são enormes.
O prefeito Manoel Costa Almeida, o “Manoelzinho” (DEM), disse que a pavimentação em bloquete fabricado é ideal porque o processo de fabricação consome menos energia que o derivado de petróleo e outro fator voltado à sustentabilidade é a capacidade de reflexão de luz do pavimento intertravado, o que permite, ainda, economia de energia elétrica da iluminação pública. Além disso, o material é permeável, o que possibilita maior rapidez no escoamento da água da chuva para o solo.
E acrescenta que além da pavimentação das ruas, todas as vias públicas beneficiadas com as obras, as calçadas dos moradores também foram construídas de forma padronizada e ganhando a instalação de piso tátil, atendendo as políticas de acessibilidade para deficientes visuais. O piso tátil possui revestimento antiderrapante, em cor contrastante com a do piso e faixa livre de circulação adequada, que para o prefeito, a acessibilidade não é só um cumprimento de lei, mas um direito do cidadão com dificuldade visual.
“É de extrema importância que um estabelecimento seja acessível a todos, inclusive para seu próprio benefício e, por esta razão, todas as ruas que estamos pavimentando no município de Nova Viçosa estamos também as munindo de calçadas, rampas e piso tátil. Acessibilidade consiste no direito de garantir a toda e qualquer pessoa com necessidade especial ou mobilidade reduzida, de transitar por espaços públicos e privados, sem que seja encontrada barreiras arquitetônicas que impossibilitem o convívio ou trânsito social em áreas de acesso, movimento ou permanência”, disse o prefeito Manoelzinho.
A Prefeitura Municipal de Nova Viçosa concluiu ainda no bairro Santa Amélia, a pavimentação de outras quatro vias públicas, denominadas de travessas, que são ruas mais curtas, a exemplo da Travessa Espírito Santo, via pública que liga a Avenida João Durval Carneiro ao bairro Santa Amélia, via principal de acesso também ao Hospital Municipal Santa Amélia do distrito de Posto da Mata. O asfalto além de ter beneficiado à população local, trouxe embelezamento e valorização para a região por tratar-se de uma rua com canteiro arborizado no meio e deixou a via ainda mais bela no aspecto urbano do bairro Santa Amélia.
Outra obra que está se concluindo é o asfalto da Rua Belo Horizonte com 690 metros de extensão, ligando o centro da cidade até a BR-418, cortando todo o bairro Cajueiro, onde toda rede de esgoto foi substituída e o asfalto está proporcionando acesso fácil entre os bairros da zona norte e o centro de Posto da Mata, obra essa que é fruto de uma parceria da Prefeitura Municipal com o Governo Federal no valor de R$ 431.790,78 que contempla além da Rua Belo Horizonte, o Trevo da BR-418 no acesso ao bairro Cajueiro, Trevo da Rua Mil Lance, Rua Marechal Castelo Branco e a própria Travessa Espírito Santo, no bairro Santa Amélia.