No Vale do Bendegó – Monte Santo é uma charmosa cidade no coração místico do sertão da Bahia
A cidade de Monte Santo, no vale do Bendegó, no semiárido da região nordeste da Bahia, é um importante polo cultural e religioso, marco da memória do cangaço e guarda essenciais histórias da nossa cultura nordestina. Monte Santo tem pouco mais de 50 mil habitantes e a cidade está localizada a 370 Km da sua capital, Salvador.
A cidade de Monte Santo ficou conhecida na história do Brasil por ter sido o quartel-general do exército durante a Guerra de Canudos nos anos de 1896 e 1897. Antes disso, em 1784, no interior do município de Monte Santo, foi encontrado a Pedra do Bendegó, o maior meteorito já encontrado em solo brasileiro.
Um dos filmes mais premiados do cinema brasileiro “Deus e o Diabo na Terra do Sol”, do cineasta Glauber Rocha foi gravado em Monte Santo. E também uma parte da minissérie “O Pagador de Promessas” da TV Globo, baseada no livro do escritor baiano Dias Gomes, foi filmada em Monte Santo.
Um dos principais eventos turísticos da cidade é a Romaria de Todos os Santos, que tem mais de 200 anos de tradição e o Santuário da Santa Cruz atrai para Monte Santo mais de 200 mil visitantes por ano. A cidade possui um acervo natural, paisagístico, urbanístico e arquitetônico que marca os feitos antigos dos seus bandeirantes.
A Igreja Matriz abriga a imagem do padroeiro do município de Monte Santo, Sagrado Coração de Jesus. Uma das principais atrações de Monte Santo é o Museu do Sertão, fundado em 1982, ele guarda fotografias, objetos e outras relíquias da história do semiárido baiano e muito de toda a história e da arte da região, com um acervo relevante de peças históricas relacionadas à própria história do município.