publicidade

Mucuri tem lugares de natureza intocável com praias paradisíacas e exuberantes

Falésias exuberantes e praias paradisíacas são alguns dos bons motivos para você visitar as praias do litoral sul de Mucuri neste carnaval, sem agito e sem aglomeração. Com o advento da pandemia do novo coronavírus que afetou a população mundial e restringiu o contato social das nações, afetou também a maior festa de participação popular do mundo que acontece todos os anos na Bahia. Em Mucuri, um dos municípios que sediam as mais luxuosas praias do nordeste do Brasil e sempre atraiu turistas por causa das suas belezas naturais e dos seus carnavais, este ano o calendário momesco passa sem registrar a ocorrência de nenhuma atração musical ou cultural.

A medida de não se promover os eventos carnavalescos é em obediência aos decretos estaduais em consonância com as restrições impostas pelas autoridades de saúde do país em prevenção a Covid-19. “É necessário que neste carnaval de 2021 estejamos todos protegidos de qualquer folia, com os cuidados redobrados para prevenção, para celebrarmos a vida e vivermos futuros e bons carnavais”, alertou o atual prefeito de Mucuri, Roberto Carlos Figueiredo Costa, o “Robertinho” (DEM).

Mucuri não é só famoso pelo seu status industrial, comercial, agropecuário, pesqueiro e cultural, o seu turismo também é forte e os seus maiores atrativos estão nos seus 45 quilômetros de praias. Desde o limite do município com Nova Viçosa até o Riacho Doce, córrego que limita Mucuri com o município de Conceição da Barra, local de importante divisa de estados, entre a Bahia e o Espírito Santo, que o território de Mucuri vem exibindo suas exuberantes praias de falésias, lençóis, riachos, sombras e cenários de tirar o fôlego. As praias da sede, após sofrer alteração geográfica com o advento da erosão costeira, ganharam longas faixas de areia e piscinas naturais na maré baixa, propícias para diversão de famílias inteiras.

Uma atração elegante existente na cidade de Mucuri é a Passarela do Gigica, bem ao lado do porto do rio Mucuri. Trata-se de uma passarela ecológica que permite a observação dos caranguejos em seu habitat natural. É uma estrutura sustentável com um caminho gostoso entre o mangue e a praia. Nas margens é possível encontrar algumas frutas como a pitanga. A caminhada pela Passarela Ecológica do Gigica é sempre recomendada na maré baixa para que o visitante interaja com maior precisão ao ficar admirando os crustáceos do mangue, como caranguejos, guaiamuns e aratus. Na hora do pôr do sol, o lugar fica ainda mais lindo e as aves são um espetáculo à parte.

O ponto litorâneo mais sedutor e luxuoso do município de Mucuri é naturalmente as praias da região da Costa Dourada, um fantástico cenário marítimo ladeado pelo mais natural paredão, perfeito para assistir o sol nascer ou se pôr. A imagem do sol mergulhando no mar fica ainda mais bonita, emoldurada pelo colorido dos barquinhos de pescadores sobre os reflexos dos paredões naturais e ondas bailarinas. Mucuri possui incríveis destinos no seu litoral sul, ideais para quem quer dar uma pausa na rotina e descansar longe de qualquer agitação. Costa Dourada é também um dos locais mais calmos e rústicos do Nordeste, abriga pequenas pousadas e restaurantes sem tirar o charme do balneário.

No balneário da Costa Dourada você encontra a moradora mais antiga da localidade, que há 31 anos começou a desbravar as belezas da localidade. A mineira de Governador Valadares, Alfina Rodrigues Ribeiro, 86 anos, popularmente conhecida por “Tia Fina”, que a procura de sossego se mudou para o local em 1990, 13 anos antes da chegada da energia elétrica. O balneário de Costa Dourada é um tesouro muito importante que abriga nascentes, rios, lagoas, uma incrível diversidade de animais e é uma ótima pedida para quem gosta de contato com natureza bem preservada e bonita, à beira mar.

Com seus 45 quilômetros de praias, algumas ainda virgens com belíssimas falésias e coqueirais, Mucuri está situado na zona turística da Costa das Baleias, com as praias da Vila, Pôr do Sol, Praia das Malvinas, Praia da Orla, Praia da Barra, Praia da Lagoa Grande, Praia do Lobisomem, Praia do Josué, Praia da Jacutinga, Praia do Sossego também conhecida por Praia do Domingo, Praia dos Coqueiros, Praia da Costa Dourada, Praia Dois, Cacimba do Padre, Praia dos Lençóis e Praia do Riacho Doce.

Ao norte da Costa Dourada, encontram-se as praias dos Coqueiros e do Domingo que proporcionam banhos revitalizantes no mar de águas claras. Na Praia do Domingo a grande atração é o Rio das Ostras que avança 300 metros mar adentro e proporciona deliciosos banhos salobros em meias paisagens exuberantes de falésias nas laterais e manguezais de rio acima. A Costa Dourada pode ser visitada o ano inteiro, pois há sol e águas quentes tanto no inverno, quanto no verão.

Saindo de Costa Dourada em direção ao sul, chega-se à Praia Dois, marcada por gigantescas barreiras e falésias naturais, além de pedras gigantes em meio ao mar simbolizando figuras ilusórias de várias espécies de animais. Seguindo a pé, chega-se também à Cacimba do Padre, praia que guarda uma lenda da época dos jesuítas e com o passar dos séculos a erosão costeira destruiu o local e formou na costa uma arredondada ilha de pedra que dá característica como a boca de uma cacimba modelada.

Mais a frente está a Praia dos Lençóis, uma costa circundada de falésias, formadas por areias alvíssimas. O visitante que chega a Lençóis se impressiona com o brilho do ambiente, bastante acentuado pelo branco das falésias e quando fotografa, é um fiel retrato das dunas de Natal. O município de Mucuri ainda sedia a Praia do Riacho Doce, um local característico e peculiar da sua beleza. É justamente o Riacho Doce o rio que divide a praia ao meio, lado sul pertencente ao município de Conceição da Barra/ES e o lado norte a Mucuri/BA. Divisa legal entre os dois estados que virou atração dos turistas que procuram o balneário de Itaúnas. A praia do Riacho Doce está ladeada pelo Parque Estadual de Itaúnas, por isso o local é bem preservado no entorno do rio.

Andando pela praia de Costa Dourada até o Riacho Doce se gasta 3 horas de caminhada, mas se caminhar fotografando as belezas das praias, você levará cerca de 4 horas e meia. Mas para quem não queira arriscar a andança, a opção é fazer o trajeto de carro com acesso pelo território capixaba ou se preferir, seguir direto por Itaúnas. 500 metros antes da praia do Riacho Doce, o visitante encontrará uma barraca de uma família nativa lhe proporcionando um estacionamento com sombra e bebidas geladas. Muitos moradores do território de Mucuri ainda desconhecem as praias virgens do seu litoral sul.

O atual prefeito Roberto Carlos, o “Robertinho”, um nativo e que administra o município pela 3ª vez, se elegeu em 15 de novembro de 2020, sabendo do desafio que terá, em atender o grande desejo da população e dos turistas, que é construir a tão sonhada “estrada litorânea” entre à cidade de Mucuri até o balneário de Costa Dourada, uma extensão máxima de 15 Km, no entanto, para a travessia pelo rio Mucuri, se daria por meio de balsas marítimas, igualmente acontece na travessia de Porto Seguro para Arraial D’ajuda e de Santa Cruz Cabrália para Belmonte. Atualmente para se chegar à região da Costa Dourada é necessária uma volta a partir da cidade de Mucuri de 98 quilômetros, onde o acesso é pelo povoado de 31 de Março, na divisa da Bahia com o Espírito Santo, às margens da BR-101.

Quem é assíduo das praias centrais da cidade de Mucuri e vai pela primeira vez à Praia dos Lençóis, não imagina que esteja em território mucuriense. Encanta a larga faixa de areia branca, fina e plana, propícia ao passeio de bugre, sendo repleta de coqueirinhos, margeada por falésias sinuosas, em nuances de tons que vão do avermelhado ao marfim. O circuito é montanhoso, mas tu poderás superar todos os obstáculos a bordo do teu bugre. O mar é aberto, água morna e límpida. De modo geral, a orla da Praia dos Lençóis tem essas características, sendo propícia ao uso de caiaque, mas alguns trechos também são ótimos para windsurf.

Para quem vai visitar essas praias deve usar roupas leves e carregar água mineral, porque o clima é quente e úmido. Como não existe pousada nem restaurante nas localidades, o ideal é se hospedar no balneário de Costa Dourada para usufruir de um suporte de infraestrutura, sem, no entanto, abrir mão de reservar algumas horas de sol para uma deliciosa aventura pelas praias desertas que o litoral sul de Mucuri reserva para você diante de tantos cenários exuberantes. O panorama formado por falésias que chegam a 15 metros, areia fina e mar azul conserva praias selvagens que ainda estão para ser descobertas. Mucuri esconde um reduto natural praticamente intocado.

Para quem gosta de sol, praias virgens, lagoas, rios e córregos rodeados pela mata atlântica, as praias do litoral sul de Mucuri oferecem aos visitantes um conjunto formado por belas praias, rios, cachoeiras, manguezais e áreas de restinga. Um convite ao descanso e também aos esportes de aventura. No total, são 16 praias, medindo cada uma, cerca de 2 km, incluindo algumas com maior infraestrutura e outras nas quais se chega apenas por meio de longas caminhadas pelas trilhas sobre as falésias ou pela costa marítima.

publicidade