publicidade

Mucuri ganha uma ilha de manifestações artísticas ao criar o Centro de Inclusão Cultural

O município de Mucuri oficializou a criação do CIC – Centro de Inclusão Cultural. O Decreto 2514/2020 que institui a implantação do CIC publicado no Diário Oficial do Município, na sexta-feira do último dia 4 de setembro, foi assinado pelo prefeito José Carlos Simões (PSD) no último dia 1º de setembro de 2020. O CIC de Mucuri passará a funcionar com o objetivo de abrigar oficinas culturais e artísticas, e será dotado de espaços para recursos multifuncionais e de musicalização.

O Centro de Inclusão Cultural de Mucuri passa a ser um equipamento público estruturado para integrar atividades e serviços artísticos, de lazer, formação e qualificação para o mercado cultural, inclusão sócio cultural e difusão da cultura. Para normatizar a utilização do auditório do CIC, o Conselho Municipal de Cultura de Mucuri, instituiu o Regimento Interno do CIC.

Conforme o prefeito Carlos Simões, a implantação do CIC visa o fortalecimento das políticas públicas de difusão da cultura, incluindo a criação de um programa de divulgação das prosperidades culturais do município com a utilização de técnicas audiovisuais, que serão lançadas em plataformas digitais e em redes sociais. O espaço será destinado também a realização de cursos de capacitação voltados para os agentes culturais, e apoio a atividades de economia criativa, literatura, artes plásticas, além de atividades educacionais, de socialização e lazer destinadas a todas comunidades.

O prefeito Carlos Simões destaca que o Centro de Inclusão Cultura de Mucuri nasce como uma ilha da cultura, um conjunto de opções para as artes onde se realizam inúmeras manifestações artísticas e culturais. Porque, será um espaço, onde os alunos poderão desfrutar do contato com rico acervo de artes plásticas, livros fascinantes, coreografias vistas apenas no cinema e compreender as características do cenário artístico da região e sua importância no âmbito nacional, e identificar os vários estilos e maneiras de expressão por meio da arte.

Para o secretário Municipal de Turismo e Cultura de Mucuri, Newton Melgaço, o Centro de Inclusão Cultural de Mucuri passa a ser um espaço de apoio, de planejamento, de aprendizagem, de encontro de todos que promovem cultura no município, além de centro de apoio essencial para o acompanhamento e orientação dos agentes culturais sobre os recursos disponíveis por meio do amparo da Lei Aldir Blanc. Segundo o secretário Newton Melgaço, o CIC é uma vitória importante para todas as pessoas entrelaçadas com a cultura em Mucuri.

publicidade