publicidade

Mais de 300 jornalistas reunidos no 22º ENJAI e 11º CONEJORBA em Salvador definiram por Mucuri para sediar em 2024 o 13º Encontro dos Jornalistas do Interior da Bahia

Terminou neste domingo (19/11), o CONEJORBA – 11º Congresso Estadual dos Jornalistas da Bahia e o ENJAI – 22º Encontro Nacional dos Jornalistas em Assessoria de Imprensa que aconteceram de 16 a 19 de novembro de 2023, nos auditórios do Hotel Sol Victoria Marina, em Salvador. O evento foi organizado pela FENAJ – Federação Nacional dos Jornalistas e pelo SINJORBA – Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado da Bahia e reuniu 300 participantes, entre jornalistas, estudantes de jornalismo e professores de comunicação social. O evento também aprovou o nome de Mucuri como a próxima cidade em sediar o 13º Encontro dos Jornalistas do Interior da Bahia nos dias 02, 03 e 04 de maio de 2024.

Os dois eventos que ocorreram simultaneamente tiveram o patrocínio do Governo da Bahia por meio da Secretaria de Comunicação Social e da Secretaria de Turismo, Prefeitura de Salvador, Bahiagás, Neoenergia/Coelba, Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, Sindicato dos Fazendários da Bahia (Sindsefaz), além dos apoios da Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF), Associação Bahiana de Imprensa (ABI) e Soma Impressões.

Para o jornalista Moacy Neves, presidente do SINJORBA – Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado da Bahia, este foi o maior fórum específico para os debates e a organização das lutas dos profissionais que atuam em assessorias de imprensa e de comunicação social no Brasil. Segundo Moacy Neves, atualmente, cerca de 43% dos jornalistas brasileiros estão atuando neste segmento, exigindo das entidades sindicais da categoria a elaboração de políticas efetivas e qualificadoras para a área.

Painéis com temas atuais, que reciclam o profissional de comunicação social para a área de Assessoria de Imprensa fizeram parte dos quatro dias de programação do ENJAI – 22° Encontro Nacional de Jornalistas em Assessoria de Imprensa. O ENJAI ministrou 50 horas de atividades, sob o tema: “Assessoria de Imprensa e os Desafios da Atualidade”, com seis painéis temáticos, quatro minicursos, apresentação de três cases de comunicação em assessoria, duas conferências e mais sete eventos diversos.

Participaram do evento os professores Boanerges Lopes (UFJF); Wilson Costa Bueno (USP); Naiana Rodrigues (UFC); André Santana (UNEB); Claudiane Carvalho (UFBA) e Yuri Almeida (UCSal). Teve também a presença do deputado federal Orlando Silva (relator do PL das Fake News); Marcos Perioto (Secretário de Relações do Trabalho do MTE); Clemente Lúcio (membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável da Presidência da República e do Conselho de Administração do BNDES) e Ana Georgina (economista-chefe do Dieese na Bahia).

Além deles, participam das oficinas, cases e painéis profissionais com longa experiência na área de assessoria de comunicação social, como Vera Longuini (Ateliê da Notícia); Guilherme Pichonelli (Vira Comunicação); Suely Temporal (AT Comunicação Corporativa); Elaine Hazin (Via Press); Lúcio Filho (Gestor de Rádio do Governo do Ceará); Gabriela de Paula (Ayoo Comunicação) e Michele Rubim (consultora em Comunicação Estratégica, Jornalismo de Marca e Branding).

22º Encontro Nacional de Jornalistas em Assessoria de Imprensa

A conferência de abertura ficou por conta do professor Boanerges Lopes, da Universidade Federal de Juiz de Fora, com o tema “Inovação, Regulamentação, Precarização e Pós-Verdade nas Assessorias de Imprensa”. Os secretários de Comunicação Social do Governo da Bahia e da Prefeitura de Salvador, André Curvello e Renata Vidal respectivamente, fizeram parte da abertura do evento na noite da última quinta-feira (16), quando discursaram e apresentaram suas experiências na gestão de comunicação dos dois órgãos dos poderes executivos, do Estado e da Capital.

A cerimônia de abertura teve além das participações dos jornalistas e secretários de governo André Curvello e de Renata Vidal, também a presença do jornalista e radialista Ernesto Marques, presidente da Associação Baiana de Imprensa (ABI); o vereador Augusto Vasconcelos, presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia; Marlúcia Paixão, diretora de Finanças do Sindsefaz; e Ivanilda Brito, presidente do Sindsaúde Bahia e Secretária de Imprensa da CTB Bahia. Na condução dos trabalhos, estiveram os anfitriões Moacy Neves, presidente do SINJORBA, e Samira de Castro, presidenta da FENAJ.

A presidente da FENAJ, jornalista cearense Samira de Castro, destacou as principais lutas da Federação, como a aprovação da PEC do Diploma, a atualização da regulamentação profissional, a taxação das plataformas digitais e criação do Fundo de Apoio ao Jornalismo e a regulação das plataformas e da radiodifusão. “Precisamos reafirmar esse campo da assessoria de imprensa como um segmento de atuação do jornalista. Assessor de Imprensa é jornalista. Não é relações públicas, não é publicidade. É o jornalismo que sustenta as assessorias de imprensa”, reafirma a presidente Samira de Castro.

O ENJAI – 22º Encontro Nacional de Jornalistas em Assessoria de Imprensa terminou neste domingo (19), com um passo fundamental para instrumentalizar a luta dos jornalistas por melhores salários e condições de trabalho, quando lançou a inédita Campanha Salarial Nacional Unificada dos Jornalistas em 2024. A atividade contou com a presença do secretário de Relações do Trabalho do Ministério do Trabalho, Marcos Perioto.

A presidente Samira de Castro afirmou que a campanha é um ponto de partida para que os 31 Sindicatos filiados à FENAJ possam iniciar as suas negociações, devidamente fortalecidos pela visibilidade nacional. A proposta, segundo a dirigente, é ter um calendário de lutas que vigore nos 12 meses de 2024, “até o último Sindicato fechar sua convenção ou acordo coletivo”.

Ao lado de Samira de Castro, o jornalista Rafael Mesquita, secretário de Mobilização, Negociação Salarial e Direito Autoral da FENAJ e presidente do SINDJORCE – Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará, defendeu uma campanha poderosa para promover mudanças positivas na profissão, na valorização do jornalismo e no respeito às condições de trabalho justas e dignas. O presidente aproveitou para reforçar outra mobilização lançada no âmbito do ENJAI, a campanha “Assessor de imprensa é jornalista!“.

11º Congresso Estadual dos Jornalistas da Bahia

Já o CONEJORBA – 11º Congresso Estadual dos Jornalistas da Bahia na plenária deliberativa de sábado à tarde (18), discutiu, ajustou, renovou e votou as novas regras do Estatuto do SINJORBA e definiu a data prevista para a realização do 13º Encontro dos Jornalistas do Interior da Bahia. Segundo o presidente do SINJORBA, jornalista Moacy Neves, o 11º Congresso Estadual trouxe de volta a unificação da categoria para decidir os pontos mais interessantes de interesse da categoria jornalística e aprovou um programa de lutas da categoria a ser implementado em 2024 e 2025 em todo o Estado.

A mesa deliberativa foi presidida pela jornalista Fernanda Gama, vice-presidente do SINJORBA, com auxílio dos jornalistas Ezequias Alves (Regional Extremo Sul) e Orlando Oliveira (Regional Recôncavo). Além da reformulação do Estatuto do SINJORBA que foi o ponto principal, dentre tantas outras pautas do 11º Congresso Estadual dos Jornalistas da Bahia, se definiu a data de 02, 03 e 04 de maio de 2024 para a realização do 13º Encontro dos Jornalistas do Interior da Bahia, que deve ocorrer na cidade de Mucuri.

Para a defesa do nome de Mucuri para sediar o evento, estava presente o jornalista Athylla Borborema, ex-diretor do SINJORBA e atual secretário Municipal de Comunicação Social de Mucuri que será o anfitrião do Congresso e o jornalista Ezequias Alves, diretor da Regional Extremo Sul do SINJORBA que coordenará a organização do Encontro, além das presenças dos jornalistas Cícero Dantas e Rodrigo Rocha (Teixeira de Freitas) e Nelzivan Santos (Mucuri).

“O 13º Encontro dos Jornalistas do Interior da Bahia retoma uma tradição de debates sobre a organização dos jornalistas baianos. O evento previsto para acontecer em Mucuri, vai ocorrer quase 21 anos após a sua 12ª edição, em julho de 2003 em Feira de Santana. O Encontro do Interior em Mucuri será um momento de discutir os nossos problemas políticos e organizativos, além de aprovar um programa de lutas da categoria a ser implementado para o futuro do jornalismo no extremo sul da Bahia e em todo o Estado”, enfatizou o presidente estadual do SINJORBA, Moacy Neves.

“A ideia é garantir uma maior participação da categoria nos rumos do Sindicato a partir do Encontro de Mucuri. Desde já agradecemos o prefeito Roberto Carlos “Robertinho” (UB) e o seu secretário de comunicação social Athylla Borborema pela recepção e confiança, pois acreditamos muito, que em Mucuri faremos o melhor dos encontros em meio a uma cidade acolhedora e de paisagens naturais encantadoras”, concluiu o diretor regional do SINJORBA, Ezequias Alves.

publicidade