2020

ISBN 978-65-5879-008-2


O livro “Meu Extremo Sul Varonil” publicado em 2020, venceu a Comenda Príncipe dos Poetas Brasileiros em tributo ao poeta Olavo Bilac pelo conjunto da obra. E a Comenda Maria Quitéria - Heroína da Pátria pelo conjunto da obra.

Meu Extremo Sul Varonil

O livro “Meu Extremo Sul Varonil” publicado em setembro de 2020 pela Editora PerSe de São Paulo, celebra os 50 anos de vida do seu autor e trata-se de uma obra fascinante que historiógrafa e poetisa os 21 municípios da costa do descobrimento do Brasil em forma de homenagem poética e histórica, a cada território da região do descobrimento. Trata-se de um classicismo da poesia com uma coleção de poemas memoriais.

O livro nasce de um trabalho minucioso e duradouro do seu autor Athylla Borborema que valoriza na obra os tributos históricos, turísticos, naturais, econômicos, folclóricos e culturais de cada um dos 21 municípios do extremo sul da Bahia. E ainda homenageia e imortaliza os filhos mais ilustres da literatura, das artes plásticas e da música de cada município da região do descobrimento.

A obra é uma coletânea de memórias e o autor convida o leitor a resgatar e valorizar cada detalhe da grandeza natural e cultural de cada um dos 21 municípios do extremo sul baiano sob um olhar poético. O livro é poema e é história em sua plenitude, é uma prosa poética que mostra a particularidade ecológica, econômica e cultural de cada cidade e de cada território da região.

A apresentação do livro “Meu Extremo Sul Varonil” é uma bela exposição poética que traz a importância econômica, turística, ecológica e cultural da região, intitulada “Extremo Sul da Bahia”. O prefácio é uma fascinante poesia do autor ganhadora de vários prêmios em diversos estados brasileiros e em países como Argentina, Uruguai, Portugal e França, conteúdo de várias antologias traduzidas para o espanhol e o inglês, intitulada “Bahia do Descobrimento” que retorna nesta obra para abrilhantar a sua apresentação.

E, por fim, em ordem alfabética os 21 municípios da costa do descobrimento serão homenageados em verso e prosa: Alcobaça, Belmonte, Caravelas, Eunápolis, Guaratinga, Ibirapuã, Itabela, Itagimirim, Itamaraju, Itanhém, Itapebi, Jucuruçu, Lajedão, Medeiros Neto, Mucuri, Nova Viçosa, Prado, Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália, Teixeira de Freitas e Vereda.

O livro “Meu Extremo Sul Varonil” publicado em celebração aos 50 anos do autor Athylla Borborema em 2020, venceu pelo conjunto da obra a Comenda Príncipe dos Poetas Brasileiros em homenagem ao poeta Olavo Bilac, outorgada pela FEBACLA – Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes do Rio de Janeiro. E a Comenda Maria Quitéria Heroína da Pátria, outorgada pelo II Encontro Nacional das Academias de Letras, Ciências e Artes do Brasil em Feira de Santana-BA.