1999

ISBN 9788546401741


Lançado em 1999, o livro sobre motivação e empreendedorismo venceu o Prêmio Sistema Fecomércio em Salvador e Prêmio Visão Consciente em Brasília da Federação Nacional do Comércio. Medalha do Mérito Euclides da Cunha no Rio de Janeiro e Moção de Louvor da Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências Letras e Artes do Rio de Janeiro.

Casamento sem Sexo

O livro “Casamento sem Sexo” é fruto da monografia e da dissertação dos cursos de bacharelado em publicidade propaganda e pós-graduação em assessoria de imprensa administrativa do seu autor Athylla Borborema pela UnB – Universidade de Brasília, em 1999, quando o material virou livro com publicação pela Editora PerSe, São Paulo, obra com 52 capítulos, cada capítulo leciona uma aula importante de motivação com dicas essenciais para o sucesso que você pode ler durante as 52 semanas do ano. Embora o título do livro não ligue logo ao seu conteúdo, mas é importante explicar: o autor fala de relacionamento comercial, da importância de cuidar bem do cliente, de fidelizar, de se relacionar, ganhar confiança e virar um consultor do seu cliente. No mercado consumidor, o importante é namorar, ficar noivo e casar com o seu cliente. O seu relacionamento comercial precisa ter tanta confiança que quando concretizado a parceria, ele vira naturalmente um casamento comercial, um casamento sem sexo.

O livro que ganhou edição nova em 2016, disserta sobre as condições externas que tornam uma pessoa “motivada” ou “desmotivada”. “Nós não necessitamos de pessoas “otimistas”. Nós necessitamos é de pessoas motivadas, entusiasmadas. Uma pessoa entusiasmada, ela é capaz de transformar a realidade e fazer as coisas acontecerem, apesar das adversidades aparentes do mundo moderno”. O autor leciona para que você seja mais em si próprio e na sua capacidade de vencer obstáculos e fazer as coisas acontecerem. Constatando que há um elemento externo muito forte para a desmotivação. Porque tem pessoas que só abrem os jornais para prestarem atenção nas notícias ruins. Doenças, desemprego, violência urbana, crise e mais crise. Aí as empresas e as pessoas ficam à mercê de um clima de negatividade que impede a transformação e o crescimento, que impede o sucesso, que impede a dedicação pelo projeto.

Assim tornam-se reativas ao invés de proativas. Ficam paradas em meio a tanta negatividade e não conseguem enxergar as oportunidades, os “nichos” e nem mesmo seus próprios identificadores positivos, para poder reforçá-los. O mundo dos negócios de hoje, literalmente globalizado, complexo e competitivo exige dos executivos e funcionários de uma empresa, fortes componentes de motivação e muito entusiasmo para encarar a concorrência. Motivação para desenvolver projetos de qualidade, programas de produtividade, reengenharia de processos, planejamento financeiro e motivação para transformar a empresa em uma organização de aprendizagem e manter suas equipes motivadas. Motivação para transformar, pois a única certeza estável que temos nestes tempos em que vivemos é a certeza de que tudo já mudou, está mudando e vai mudar e, rapidamente.

O livro “Casamento sem Sexo” lhe mostra que no mundo empresarial moderno e rápido, a intuição é também outro fator essencial e um dos mais importantes ingredientes para o sucesso. Nada tem sido tão valorizado hoje em dia, como a intuição. No mundo em que a maior característica é a mudança rápida, as pessoas, para decidirem, não podem mais se valer apenas de dados que “comprovem” antecipadamente o acerto da decisão, as vezes é preciso arriscar. Quase sempre é preciso “criar” e “inovar”. Criatividade e inovação têm muito a ver com a intuição.


Mas há pessoas que têm medo do sucesso. Vivem e trabalham achando-se incapazes de vencer, olhando à distância o sucesso alheio, acreditando que não podem alcançá-lo. São pessoas que, ao invés de darem vazão à sua capacidade, acreditarem na sua própria capacidade de vencer, ficam paralisadas diante do sucesso dos outros.

Ter medo do sucesso é um problema que aflige muitas pessoas. Acham-se incapazes, convencem-se a si mesmas de que não conseguem inovar, inventar, propor. O importante é buscar vencer o medo de vencer como forma de enfrentar os desafios do mundo contemporâneo. Para vencer ou para simplesmente sobreviver neste mundo moderno é meramente impossível passar pelos desafios de mudança deste novo mercado sem “entusiasmo e paixão”. Todo entusiasmado é também um apaixonado. O autor Athylla Borborema acredita que toda força em sua própria capacidade de realizar e vencer que faz tudo com paixão e, paixão no seu caráter prático da palavra trata-se de uma grande emoção.

Quando escutamos um empresário de sucesso falar de sua empresa, praticamente enxergamos o mesmo quadro, porque ele fica agitado de paixão. Ele demonstra a emoção do sucesso, a alegria dos vencedores. Relata sobre as dificuldades das coisas corriqueiras e que fazem parte da batalha dos vencedores. O entusiasmo traz a paixão necessária e desejada para vivermos nos dias atuais. O que é viver sem paixão? O que é viver sem se emocionar com o cotidiano? A vida só tem sentido e prazer com paixão, com emoção, com alegria. Só o entusiasmo é capaz de trazer de volta a emoção apaixonada de viver e de vencer. Paixão significa colocar a “alma” naquilo que se faz. Paixão significa acreditar nas pessoas e colaborar com elas. Significa apaixonar-se por alguém e desejar entusiasmadamente fazê-lo feliz. Paixão significa emocionar-se frente ao belo, ao inusitado. Significa fazer as coisas com comprometimento e total dedicação. Afinal, entusiasmo sem paixão não deve existir.

Não precisa ser inteligente para vencer na vida ou para ser feliz. Basta ser dedicado e responsável com tudo que fizer e promover. Mas se você for inteligente e dedicado aí será bom demais. E se for também um motivado é a pessoa ideal para sobreviver e vencer no mundo de hoje. O essencial é ser dedicado e amar o que você faz. O mais importante para se vencer e ser feliz é dedicar com amor ao seu parceiro, ao seu cooperado, a sua família, ao seu sócio e principalmente ao seu cliente. E para se conquistar um grande parceiro no mundo moderno que vivemos não tem sido tarefa das mais fáceis. É preciso conquistá-lo e às vezes esta conquista dura meses e até anos. E após obter êxito ao conquistá-lo é preciso estabelecer com seu cliente uma relação de fidelização. Numa relação comercial é preciso namorar-se com ele, noivar-se com ele e casar-se com ele para que sejam parceiros de sucesso para sempre. É de qualquer forma, um casamento econômico. Um “casamento sem sexo”, porque é apenas um casamento de relação empresarial.