Jovens caem em cisterna de 30 metros e são resgatados pelo SAMU no interior de Mucuri
Na manhã deste sábado (18/09), por volta das 09h40, a equipe do SAMU-192 do distrito de Itabatã foi acionada para retirada de duas pessoas – ambas com idade entre 22 e 23 anos – presas no fundo de uma cisterna de aproximadamente 30 metros de profundidade, no assentamento de reforma agrária Lagoa Bonita. Após avaliação do cenário e o planejamento de resgate, a equipe montou os equipamentos de resgate vertical para adentrar à cisterna. O socorrista bombeiro Felipe Hermenegildo fez a incursão no ambiente confinado para a avaliação das vítimas e, consequentemente, o resgate com sucesso.
A agilidade e rapidez dos plantonistas Felipe Hermenegildo (Condutor) e o Técnico em Enfermagem Ednilson Salomão, que se deslocaram para o local de imediato, foi crucial. Com um tempo de respostas muito rápido, as duas vítimas foram retiradas pela equipe do SAMU, auxiliados pelos moradores do assentamento e, em seguida, encaminhados para o Hospital São José em Itabatã. Uma das vítimas teve apenas escoriações leves e foi liberada. A outra precisou ser encaminhada para o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas, onde se encontra internado aguardando avaliação médica, no entanto, segundo informações, o estado de saúde é delicado, com uma possível lesão na coluna, pois, enquanto ainda estava no fundo da cisterna, fora atingida no pescoço por um balde que escapou do gancho.
O SAMU 192 é um programa que tem como finalidade prestar socorro à população em casos de emergência. Com o SAMU o governo federal está reduzindo o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as sequelas decorrentes da falta de socorro precoce. O serviço funciona 24 horas por dia com equipes de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas que atendem às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população.
O secretário Municipal de Saúde de Mucuri, o farmacêutico bioquímico Fernando Jardim elogiou a performance e atuação da equipe do SAMU de Mucuri sob a coordenação da enfermeira Ariane Ferreira Vieira, dizendo que a rapidez no atendimento e o preparo dos plantonistas heróis do SAMU de Itabatã salvaram mais duas vidas neste final de semana, bem no período que a unidade completa 11 anos de existência no município e pelo trabalho que vem sendo desenvolvendo em Mucuri neste tempo, possui muitas histórias para se comemorar.