Isael de Freitas Correia se torna patrono da Creche Pró-Infância do bairro João Mendonça em Teixeira de Freitas
O CMEI – Centro Municipal de Educação Infantil Isael de Freitas Correia, no bairro João Mendonça, na zona leste da cidade, foi inaugurado na tarde desta quarta-feira (12/08). Trata-se de uma Creche Modelo Pró-Infância que atenderá mais de 200 crianças e o investimento da obra foi de R$1.770.000,00 oriundo do FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação do Ministério da Educação e mais de R$ 700 mil em recursos próprios do município de Teixeira de Freitas.
O CMEI – Centro Municipal de Educação Infantil Isael de Freitas Correia imortalizou um dos homens mais importantes da história de Teixeira de Freitas, que desbravou a região, escreveu a certidão de nascimento da cidade, constituiu uma das mais ilustres famílias, contribuiu diretamente na criação do povoamento e participou da sua emancipação política administrativa.
O prefeito Temóteo Brito disse que Isael de Freitas Correia foi se tornou o patrono da Creche, por ter sido um dos pioneiros do município. “Isael Freitas foi uma das primeiras pessoas que conheci quando aqui cheguei ainda muito jovem e hoje ele está sendo homenageado de forma justa, pois fez muito pela nossa cidade, nosso papel é reconhecer pessoas como Isael”.
O filho do homenageado, o policial rodoviário federal Domingos Cajueiro Correia, que estava presente com a família na cerimônia de inauguração, lembrou de momentos importantes de seu genitor e se emocionou com a homenagem. “Meu pai era um homem admirável, ele tinha um sonho que Teixeira de Freitas crescesse e chegasse ao porte de Teófilo-Otoni, e fez de tudo em vida para que isso acontecesse. Este momento compartilho com minha mãe que também está no céu na sua companhia, de coração eu agradeço ao prefeito Temóteo Brito pelo carinho e reconhecimento à minha família”.
A Creche Pró-Infância conta com área de 991 m² e teve a obra retomada pela Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas com recursos próprios. Para o trabalho foi necessária a recuperação da infraestrutura, revitalização da parte elétrica e hidráulica, pintura e todo trabalho para que a unidade fosse entregue com uma estrutura qualificada para atender a demanda.
A diretora escolar do Centro Municipal de Educação Infantil Isael de Freitas Correia, professora Gisa Meireles Amaral lembrou que a estrutura garantirá muitas melhorias para as crianças. “Como representante de toda equipe, é a realização de um sonho como educadora, posso dizer que agora, temos um espaço ainda mais adequado para as crianças, melhor e com mais condições para continuar o nosso trabalho com dedicação e comprometimento”, disse.
Quem foi Isael de Freitas Correia?
Isael de Freitas Correia foi o patriarca da família Cajueiro Correia e foi um império vivo de maior valor da história regional e um dos desbravadores e fundadores do povoado e da cidade de Teixeira de Freitas. Nasceu em 05 de fevereiro de 1916 e morreu em 05 de agosto de 2011, aos 95 anos de idade.
Isael de Freitas Correia nasceu na fazenda dos seus pais, denominada de “Ibiribeira” às margens do Rio Itanhém, proximidades da fazenda Cascata. Em 1922, o seu pai comprou a Fazenda Nova América (atual bairro Nova América). Aos 8 anos de idade, nos idos de 1924, o seu pai José Félix de Freitas Correia, falecido em 1970 aos 84 anos, lhe mandava para morar em Alcobaça, para estudar matemática com o professor Álvaro, onde permaneceu por 4 anos e retornado à Fazenda Ibiribeira, já com 12 anos, formado nas quatro operações matemáticas.
Isael Freitas ainda muito jovem contava até pouco tempo que o acesso via terrestre chegou à região em 1950, quando o então prefeito de Alcobaça, Antônio Ramos e o seu avô Manoel Freitas, fizeram uma estrada ligando Alcobaça à Fazenda Cascata. Época que o jovem Isael Freitas ajudou a construir uma estrada na base da enxada e enxadão ligando a Fazenda Cascata ao Porto de Navios em Caravelas, que serviu por vários anos para o escoamento da produção de cacau e madeira. Época também que serviu o Instituto do Cacau na Bahia que construiu todo aquele acervo existente até hoje na fazenda Cascata em Teixeira de Freitas.
O desbravador Isael Freitas teve a juventude marcada pelo remo da canoa. Porque a grande cidade da região era Alcobaça. Então ele e dois irmãos carregavam a canoa de arroz, farinha, café e mandioca, e desciam o Rio Itanhém para vender em Alcobaça numa viagem que durava 2 dias de rio abaixo. E retornavam carregados de sal, açúcar, óleo e roupa, numa viagem de rio acima que durava até 5 dias. E dormiam às margens do rio sob a armadura de um telheiro. Naquela época a cerveja já existia e para gelá-la era preciso manter a bebida dentro do sal para que fosse bebida posteriormente.
No local onde está hoje a Praça dos Leões, foi onde toda a história da cidade começou, porque se foi povoando aos poucos, se chamando Comércio dos Pretos, Mandiocal, Perna Aberta, Tira Banha e Arrepiado. Em 1965, Isael Freitas viajava no dorso de um animal até Juerana, onde embarcava no Trem de Linha, sobre a Estrada de Ferro Bahiminas e seguia até Teófilo-Otoni, para comprar mercadorias como roupa, agulhas, botões e linha para revender aos poucos moradores do Mandiocal.
Isael Freitas, nesta época era bem mais jovem do que aqueles antigos moradores, tanto que casou-se em 1952, aos 36 anos, com a jovem Maria de Lurdes, de 22 anos, no distrito de Helvécia. Na época, somente lá havia padre e cartório na região. Nesta ocasião Isael Freitas era comprador de porcos e gastava 1 dia para tocar os animais até a Fazenda Nova América e, um certo dia, negociando com um cidadão em Juerana, conheceu a sua filha a quem lhe pediu a sua mão em casamento, vindo a consolidar a união que só a morte os separou.
Isael de Freitas Correia ficou viúvo de Dona Maria de Lurdes Cajueiro Correia, falecida aos 76 anos, em 18 de dezembro de 2005. E ele viveu mais 6 anos em sua chácara no bairro São José onde residiu desde 1975, em Teixeira de Freitas, cercado pelo amor dos seus filhos, netos e bisnetos. Desta feliz união que durou 53 anos, nasceram 14 filhos, ainda hoje estão 8 vivos: Domingos Cajueiro, Maria das Dores, Gutenberg, Fátima, Benê, Jorge, Adriene e Francisco, que lhe deram 19 netos e 2 bisnetos.
Mesmo tendo nascido em território teixeirense a sua certidão de nascimento constava como natural de Alcobaça (município mãe de Teixeira), portanto, em 2011 o Poder Legislativo lhe concedeu o título de cidadão honorário por meio do Projeto de Lei de Resolução de autoria do então presidente da Câmara Municipal, o saudoso vereador Luiz Henrique Ressurreição de Sousa, o “Lula”, mas Isael morreu antes da cerimônia de entrega da honraria e o título foi outorgado a sua família. Isael de Freitas Correia passa a partir de agora a ser imortalizado no Centro Municipal de Educação Infantil do bairro João Mendonça, em Teixeira de Freitas. O saudoso Isael de Freitas Correia também é o patrono eterno da Cadeira nº 02 da ATL – Academia Teixeirense de Letras que tem como seu primeiro ocupante, o jornalista, escritor e acadêmico Athylla Borborema, desde de 4 de junho de 2016.