publicidade

FASB diploma três turmas de pós-graduação em Teixeira de Freitas

O NUPPE – Núcleo de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da FASB – Faculdade do Sul da Bahia, em Teixeira de Freitas, diplomou na noite desta quinta-feira (16/12), em cerimônia acadêmica no auditório do Campus-I da instituição no bairro Bela Vista, três turmas do curso de pós-graduação latu sensu em Docência do Ensino Superior, Gestão de Negócios e Pessoas, e Psicopedagogia Clínica e Institucional.

Professores e diretores da instituição se fizeram presentes, além de familiares dos formandos e autoridades convidadas. A cerimônia foi comandada pela coordenadora do NUPPE, a professora mestre Jessyluce Cardoso Reis. Fez parte da mesa os professores Nelson Freire Motta, Stanislau Siepierski e Geralda Maria da Penha Soares. 

O diretor e professor Nelson Motta disse aos novos especialistas que a pesquisa pode ser um grande instrumento na construção do conhecimento do aluno, por isso se faz necessário, sempre que possível, investir no seu aprendizado e procurar sempre se qualificar. A professora mestre Jessyluce Cardoso lembrou que a pesquisa na academia superior não deve ter apenas o objetivo de ocupar o aluno, porque sua finalidade vai além, que é formar pessoas curiosas acerca do que se passa no mundo, assim, por meio dessa busca, o conhecimento será construído pelo próprio educando.

O professor mestre João Rodrigues Pinto, responsável pela metodologia da pesquisa e pela orientação final do curso de Docência Superior, fez um discurso direcionado especialmente aos novos especialistas que a FASB está colocando no mercado, disse que acostuma se relacionar com seus alunos de pós-graduação como pesquisadores de fato, enfatizando que é por meio da pesquisa que o aluno tem possibilidade de descobrir um mundo diferente, coisas novas, curiosidades. 

“Dessa forma, o professor tem a incumbência de gerenciar e orientar os seus alunos na busca de informações, sua função é disponibilizar referências bibliográficas, oferecendo melhores condições de desenvolvimento da pesquisa. Além de atuar na orientação da construção de textos a partir do material da pesquisa, o professor deve ensinar como retirar as partes mais importantes do conteúdo pesquisado. Outro ponto de grande relevância que o educador deve abordar é a conscientização de que uma pesquisa cientifica não é uma mera cópia e sim uma síntese de um conjunto de informações”, destacou o mestre João Pinto.

Foram 37 bacharéis de diversas áreas afins que receberam o titulo de especialista após terem cursado por dois anos a sua especialização pela FASB. Foram 14 formandos da pós-graduação em Docência do Ensino Superior, 12 formandos da pós-graduação de Gestão de Negócios e Pessoas, e 11 formandos da pós-graduação de Psicopedagogia Clínica e Institucional. 

Docência do Ensino Superior: Aline Passos Araújo, Athylla Borborema Cardoso, Camila Santana Leal, Cediglês Lima dos Santos, Elias de Castro Amorim, Eliene Costa dos Santos, Estevon Gean Ferrari, Juliana Oliveira Sousa, Kremerson Giestas Dias, Marcos Rogério Bozzi da Luz, Maria da Conceição Gomes dos Santos, Maria de Fátima Ferreira dos Santos Nunes, Rafael Almeida Brasileiro e Verônica de Souza Oliveira.

Gestão de Negócios e Pessoas: Alex José Figueiredo de Almeida, Bernadete Pereira Barbosa Carvalho, Clismair de Oliveira Farias, Fábio Rodrigues Marques, Jair Lima de Santana, Karina Ferreira Barbosa, Marcos Fabrício Calazans de Oliveira, Marinho Porto Santos, Renata Maria Lins Ferreira Amorim, Rogério César Torres de Azevedo Griffo, Vera Lúcia Pegoretti Motta e Wilson Leonardo da Cruz Santos.

Psicopedagogia Clínica e Institucional: Andréia Macário Carvalho, Elaine Fernandes Silva, Elisângela da Silva Neves de Oliveira, Elizete Costa dos Santos Oliveira, Leandro Garcia Doroteio, Liliana Matos Mendes, Lírbia Ferraz Sousa Reis, Marialda Lima Santos Ferreira, Mozarle Souza Ferreira Sampaio, Polliana Almeida da Cruz Silva e Vanéria Souza de Almeida.

Para o padre Kremerson Giestas Dias, da Paróquia de Fátima de Itamaraju, responsável pela celebração de abertura da cerimônia de formatura e que também foi certificado especialista em Docência do Ensino Superior pela FASB, ressalta que a educação engloba os processos de ensinar e aprender. É um fenômeno observado em qualquer sociedade e coincide com os conceitos de socialização e aprendizagem, mas não se resume a estes, porque a prática educativa formal que ocorre nos espaços escolarizados, quer sejam da educação infantil à pós-graduação, dá-se de forma intencional e com objetivos determinados, como no caso das escolas. O novo especialista em educação Kremerson Dias, explica que a educação sofre mudanças, das mais simples às mais radicais, de acordo com o grupo ao qual ela se aplica, e se ajusta a forma considerada padrão na sociedade. Mas, acontece também no dia-a-dia, na informalidade, no cotidiano do cidadão.

Entre muitas pessoas de perfis e que se destacaram nas especializações hora certificadas, o realce vai para o aluno Clodoaldo Souza, bacharel em ciências contábeis, especialista em contabilidade pública e que recebe ainda este ano o seu título de docente do ensino superior. Clodoaldo é um aluno aplicado e sonhador, ele corre contra o tempo e quer fazer novas especializações como forma de se aperfeiçoar ainda mais no seu campo profissional que é a contabilidade. Aos 69 anos, Clodoaldo não quer parar de estudar, ainda tem vontade e disposição para fazer o seu tão sonhado mestrado e doutorado. 

Dentre tantos alunos que se destacaram, estava o jornalista Athylla Borborema que tirou a cifra máxima do colegiado, com nota-9, diante de uma dissertação inédita de um estudo que durou 16 meses que trouxe o tema central: “O Papel da Educação na Prevenção do Crime Fútil”. Um exame monográfico fruto de um estudo que Athylla Borborema apresenta uma amostra da pesquisa envolvendo um trabalho de campo a cerca da historiografia regional criminal e escreve sobre formação educacional e sua importância na vida humana como prevenção e sugere a escola como parceira no combate à violência e estabelece a docência sem preconceito. E se utiliza dos mesmos termos que se refere para exortar o significado da vida, do compromisso com a vida, com os humanos e com a humanidade, para iniciar a reflexão sobre formação, formação continuada, gestão do conhecimento e a educação como prevenção do crime.

publicidade