Conheça Padre Paraíso, na rota das pedras preciosas no nordeste de Minas
Padre Paraíso é uma importante cidade da região do médio vale Jequitinhonha, as margens da Rodovia BR-116, no nordeste do Estado de Minas Gerais. O município é conhecido como terra das pedras preciosas, sua principal economia.
Com cerca de 25 mil habitantes, Padre Paraíso está a 560 Km da capital mineira, Belo Horizonte. Na segunda metade do Século-19, o padre Agostinho Francisco de Mendonça Paraíso, oriundo da região serrana mineira, chega a região com a finalidade em catequizar os índios botocudos.
Em 1902, forma-se o povoado na confluência dos córregos Água Vermelha e São João, com a denominação de São João da Água Vermelha, cujo nome foi alterado em 1948, para Padre Paraíso em homenagem ao seu principal desbravador falecido na cidade de Diamantina em 1891.
Mas somente em 30 de dezembro de 1962, Padre Paraíso é elevado à categoria de município. Portal de entrada do Vale do Jequitinhonha e rota turística das pedras preciosas, encante-se com a beleza das artes e ofícios do povo padre-paraisense.
Na cidade, as cores e a delicadeza do artesanato e das peças dos artistas plásticos locais enche os olhos dos visitantes. No campo, as lindas cachoeiras e os garimpos de pedras preciosas são encantadores. Padre Paraíso está sediado em umas das regiões mais primorosas do Brasil, um destino singular e completo, repleto de cachoeiras, montanhas e rios.
Padre Paraíso é uma cidade com rica cultura, gastronomia e eventos variados ao longo do ano. Em Padre Paraíso é possível sentir a beleza que vem da natureza, seja subindo montanhas, escalando pedras, nadando nas suas águas ou se submetendo a conquista da arte.