publicidade

Conheça Cachoeira de Pajeú, cidade “Águia de Minas” completa 57 anos de emancipação política

Com cerca de 10 mil habitantes, o município de Cachoeira de Pajeú completa 57 anos de emancipação político administrativa neste domingo, dia 30 de agosto de 2020. Conhecida como à cidade “Águia de Minas” no semiárido do nordeste mineiro, Cachoeira de Pajeú, é um importante município de história primitiva do médio Vale do Jequitinhonha.

O distrito foi criado com a denominação de Cachoeira de Pajeú pela lei estadual nº 556, de 30 de agosto de 1911 quando ainda pertencia o então município de Fortaleza, atual Pedra Azul. Mas a emancipação político administrativa com território desmembrado do município de Pedra Azul, só acontece em 30 de agosto de 1963. O município é hoje cortado por duas rodovias federais, a BR-116 e a BR-251.

A região de Cachoeira de Pajeú foi habitada por tribos indígenas, seus iniciais moradores. Mas o desbravamento e a ocupação desse território ocorreram com a invasão dos brancos expulsando os seus primitivos aborígenes de suas terras e tomando posse do lugar sagrado do Pajé.

Em Cachoeira de Pajeú seus desbravadores levantaram um altar em louvor a Nossa Senhora da Conceição, surgindo assim um pequeno arraial, constituído pela casa grande da fazenda Pajeú, pela senzala e pelos degradados, agregados e vaqueiros. Nossa Senhora da Conceição é até hoje a padroeira da cidade, portanto, todo dia 8 de dezembro é feriado municipal religioso em Cachoeira de Pajeú.

Hoje a igreja antiga representa o prédio mais importante da cidade. O interior da edificação apresenta várias imagens sacras como a Imagem de São José, São Sebastião, Nossa Senhora das Graças e Nossa Senhora da Conceição, que se tornou a padroeira da cidade.

Além da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, à cidade de Cachoeira de Pajeú possuí outros monumentos da história do município como a Praça Doutor Freire, o símbolo da Águia de Minas, prédios históricos com estilo neoclássico, a exemplo da Casa de Câmara e Cadeia.

Cachoeira de Pajeú tem muitos atrativos turísticos em razão das suas belezas naturais como o Rio São Francisco atraído principalmente pelas suas exuberantes cachoeiras, a beleza da Pedra Buriti e as suas reservas florestais com muito verde e uma rica flora botânica em pleno semiárido.

publicidade