publicidade

Centro Histórico de Porto Seguro, a história de um povo e de um país chamado Brasil

O Centro Histórico de Porto Seguro é uma das principais atrações para quem visita à cidade e numa simples revista você consegue fazer uma bela viagem ao passado. Ele conta a história de um povo e de um país, chamado Brasil. O Centro Histórico de Porto Seguro, tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional no ano de 1973, com um conjunto arquitetônico magnífico, é um dos pontos turísticos mais procurados e visitados no Brasil por turistas brasileiros e estrangeiros.

O local é ponto da primeira vila de choupanas de índios avistada pela tripulação de Pedro Alvares Cabral no final da tarde do dia 24 de abril de 1500 na chegada dos portugueses sobre suas caravelas da Foz do Rio Cahy, onde ancoraram primeiro ao cair da tarde do dia 22, assim como é ponto da primeira povoação fundada em 1503 e a primeira cidade criada pelos portugueses no ano de 1535.

O Centro Histórico de Porto Seguro, além de uma vista encantadora, conta com diversos monumentos históricos que remetem a época colonial e a marca do centro do poder político da Capitania de Porto Seguro e registra a propriedade da Coroa Portuguesa sobre o território brasileiro.

A Cidade Histórica de Porto Seguro, que fica no Centro Histórico na Costa do Descobrimento, guarda até hoje heranças dos tempos em que Pedro Álvares Cabral chegou ao Brasil. O local é pequeno e fácil de ser conhecido a pé, o local guarda um casario colonial preservado, igrejas e museus.

Por estar no alto de uma colina, a vista é uma das mais privilegiadas de Porto Seguro, de frente pro mar. O Marco do Descobrimento (ou Padrão do Descobrimento) é um dos pontos de partida para quem visita o Centro Histórico de Porto Seguro (também chamada de Cidade Alta). Ele foi trazido de Portugal na época do descobrimento, mas há muitas histórias em torno de sua origem. É como uma certidão de nascimento do Brasil.

Na Praça Pero Campos de Tourinho e nos seus arredores ficam importantes prédios que deram origem à cidade fundada em 1534. Em frente ao Marco está a Igreja de Nossa Senhora da Pena, padroeira de Porto Seguro. Todos os anos, no período do dia 22 de abril, acontece a Semana do Descobrimento com incríveis eventos culturais contando a história da região do descobrimento.

publicidade