publicidade

Câmara de Nova Viçosa realiza sessão solene para homenagear o escritor Athylla Borborema com título de Cidadão Honorário

O escritor e jornalista Athylla Borborema que é baiano do município de Prado e já recebeu no extremo sul da Bahia o título de Cidadão Honorário dos municípios de Itamaraju e Teixeira de Freitas, agora também foi outorgado com a honraria no município de Nova Viçosa. A Câmara Municipal de Nova Viçosa protagonizou, na noite desta terça-feira (20/12), uma noite festejada e memorável para a entrega do título.

Um auditório absolutamente lotado testemunhou momentos de emoção, alegria e gratidão. Além dos vereadores, servidores e moradores do município, 30 personagens cujas trajetórias se misturam com a história recente do município foram agraciadas com o título de Cidadão Honorário.

O escritor e jornalista Athylla Borborema recebendo a honraria das mãos do seu propositor, vereador Anastácio Carvalho.

Para a maioria deles, a honraria teve sabor não de dever cumprido, mas de compromisso renovado com o território de Nova Viçosa. A sessão solene da Câmara Municipal de Nova Viçosa foi realizada no espaço da Churrascaria Misturas, no distrito de Posto da Mata, que também marcou o encerramento dos trabalhos legislativos de 2022, sob a presidência do vereador Djalma Evandro da Silva Pereira, o “Djalma de Abraão” (PODE). Além do escritor e jornalista Athylla Borborema, incluído entre os 37 homenageados, estiveram algumas figuras importantes da cultura e da política, como o artista plástico e escultor Denarte de Jesus Oliveira, o oficial de polícia Ramiro Rodrigues Louzada, o deputado estadual Carlos Robson “Robinho” e a prefeita Luciana Machado.

Lista dos Homenageados:

Dos 37 homenageados, 30 compareceram: Alcebíades Amorim Mendes, Aline Machado Moreira, Athylla Borborema Cardoso, Benedito Batista do Nascimento, Carlos Robson Rodrigues da Silva, Conrad Rohn Fabri, Cristiano Martins, Darlan Brito Neves, Denarte de Jesus Oliveira, Eduardo Guimarães Filho, Elenice Arruda de Lima, Enilda Santos da Silva, Erasmino Lacerda Santos, Evandro Carminati Machado, Fidelcina César dos Santos, Guilherme Vitor de Gonzaga Camilo, Guiomar Pepe da Silva, Jeferson Rocha Batista, João Vicente Pereira, José Cláudio Soares, José Lima Alves, Leonardo José Toscano Conde, Lindiomar José Roque dos Santos, Luciana Sousa Machado Rodrigues, Manoel Gonçalves dos Santos, Marco André da Silva Ribeiro, Ramiro Rodrigues Louzada, Renan Martins Aguilar, Ricardo Pereira Martins, Roberto Paula Custódio, Roberto Piedade Zacarias Vicente, Robson de Oliveira Dias, Sérgio Túllio Cravinho Vicentini, Stélio Antunes Saúde, Terezinha Delfino Fernandes, Walmir de Souza Jardim e Wilson Campos dos Santos.

Depoimentos:

“Foi uma noite que coroou todo o ano do Poder Legislativo do município de Nova Viçosa em 2022”, salientou o presidente Djalma de Abraão. “O reconhecimento dessas pessoas que foram homenageadas nesta noite muito nos alegra, porque cada um tem a sua história, cada um tem a sua vida, cada um tem o seu momento, mas todos se fundem com o município de Nova Viçosa, e premiar essas pessoas, que foram escolhidas pelos legisladores, que são os representantes do nosso município, realmente é gratificante”, destacou o presidente da mesa diretora Djalma de Abraão.

Segundo o vereador Anastácio Carvalho (UB), já fazia alguns anos que a Câmara Municipal de Nova Viçosa não realizava uma sessão festiva para conceder títulos de Cidadão Honorário e, que agora soleniza a entrega desses títulos que foram aprovados ao longo dos últimos anos. “Essa honraria é para pessoas que realizaram ‘relevantes serviços sociais e culturais’ à comunidade local ou que tiveram, de alguma forma, contribuído para o desenvolvimento econômico, social, cultural e educacional do município”, salientou o vereador Anastácio Carvalho.

O vereador Joaquim Souza da Silva, o “Quinzinho” (PP), eleito presidente da Câmara Municipal de Nova Viçosa para o próximo biênio 2023/2024, disse tratar-se de uma homenagem singular e significativa diante da importância das pessoas a quem é concedida: “Enquanto estamos no exercício do parlamento, talvez não tenhamos um momento tão ímpar, tão belo e tão gratificante. O título de Cidadão Honorário é uma honraria concedida a pessoas não naturais daqui, mas que aqui vieram morar ou contribuíram com o desenvolvimento da cultura do município. É um reconhecimento da comunidade pelo trabalho e vida de pessoas que não nasceram na cidade, mas que ajudaram em seu crescimento”, concluiu o presidente eleito Quinzinho.

O vereador Reginaldo Souza Silva, o “Sargento Reginaldo” (UB), frisou a contribuição das pessoas agraciadas com o título para a construção e o desenvolvimento do município de Nova Viçosa. “O título de cidadão é a maior honraria que uma pessoa que não é natural de uma cidade pode receber do parlamento. O título é uma homenagem para aqueles que escolheram o nosso território para construir sua história, sua família e ao mesmo tempo, auxiliar no desenvolvimento do município através de seu trabalho. Quero parabenizar a todos que já receberam o título de Cidadão Honorário de Nova Viçosa, por sua luta, seu empenho e dedicação ao nosso município”, enalteceu o parlamentar.

“Vocês colocaram na minha mão um título de muita responsabilidade, pois ter me escolhido como cidadão, isso significa que Eu a partir de agora, mais do que nunca, faço definitivamente, parte da família de Nova Viçosa. Meu agradecimento especial a cada um das senhoras e senhores vereadores pela concessão singular a minha figura e, em especial ao meu festejado amigo Anastácio Carvalho, vereador desta egrégia Casa de Leis, autor do Projeto de Resolução que nos proporcionou este título histórico e essencial para a minha trajetória como operário da comunicação social, portanto, meu especial agradecimento pela deferência, pelo reconhecimento e pelo carinho de uma vida inteira”, lisonjeado agradeceu um dos homenageados, o escritor e jornalista Athylla Borborema.

Discurso do vereador Anastácio Carvalho na outorga do título ao escritor e jornalista Athylla Borborema:

A Câmara Municipal de Nova Viçosa propôs e aprovou a concessão do Título de Cidadão Honorário a um jornalista e escritor baiano muito conhecido pela diversão proporcionada por sua locução jornalística no rádio e pelo texto refinado que publica nos jornais. É um autor que escreve como fala e com obras memoráveis e agradáveis e, de tão comprovada capacidade que faz por enriquecer o acervo da literatura jornalística especializada.

Nascido no balneário de Cumuruxatiba, no litoral norte do município de Prado. Sua infância e juventude foram vivenciadas na vizinha cidade de Itamaraju, onde foi engraxate, pegou frete na feira e foi vendedor de uma loja de sapatos -, mas o seu perfil foi revelado ainda na adolescência como entregador de jornais e como ativista da causa animal. De um menino pobre e sonhador, a um dos radialistas mais tradicionais da Bahia, a um dos jornalistas mais influentes do Brasil e a um dos documentaristas mais apreciados pelos brasileiros.

Em 1993 publicou seu primeiro livro e entrou efetivamente para o time dos escritores mais prestigiados do país. Hoje com mais de 30 livros publicados, todos campeões de vendas e premiados no mundo inteiro. No currículo acumula 56 prêmios regionais e nacionais no jornalismo e mais de 150 prêmios nacionais e internacionais, vencidos e conquistados pelo conjunto das suas obras literárias.

Pisou pela primeira vez em solo de Nova Viçosa em janeiro do ano 2000, promovendo matérias administrativas, turísticas e policiais como repórter do Jornal Folha da Bahia e como repórter da Rádio Abrolhos FM de Mucuri. Por 6 anos, a partir da data de 5 de janeiro do ano 2000, apresentou o seu tradicional programa “Ronda Policial” na Rádio Abrolhos FM, pela qual emissora construiu uma grande interlocução com à população do município de Nova Viçosa, preservada até os dias atuais.

E nestes quase 23 anos, radicado jornalisticamente no município de Nova Viçosa, ele tem dado um exemplo de ética profissional e oferecido essencial contribuição social à cidade com capítulos em favor dos organismos filantrópicos e matérias enaltecedoras ao desenvolvimento do município pelas quais tem atraído inúmeros investidores e milhares de turistas para à cidade. E talvez, como ninguém, só ele sabe tão bem em suas matérias e documentários, especialmente pelo portal Teixeira News e pelo seu canal no YouTube, mostrar as belezas naturais que só Nova Viçosa tem o privilégio de possuir.

Athylla Borborema é o autor do livro genuinamente novaviçosense, intitulado “Frans Krajcberg: O Poeta da Árvore”, que trata-se de uma biografia de 450 páginas que demorou 5 anos para ficar pronto em homenagem à vida e a obra do artista plástico Frans Krajcberg, mundialmente celebrado por causa da sua arte e pela sua defesa em favor do meio ambiente, a maior personalidade artística que Nova Viçosa já acolheu, onde aqui viveu pelos últimos 45 anos da sua vida. Para escrever a biografia do escultor, o jornalista Athylla Borborema acompanhou o percurso do biografado desde 1989 e manteve uma interlocução pessoal com o artista nos seus últimos 17 anos de vida a partir de Nova Viçosa.

E a concessão do Título de Cidadão Honorário representa o reconhecimento a alguém que nunca mede esforços em favor da vida e do desenvolvimento com suas atitudes jornalísticas. Dentre os seus livros, já homenageou Nova Viçosa em dois deles, o “Folia das Palavras” e o “Meu Extremo Sul Varonil” que trouxeram em suas edições, belas homenagens as riquezas culturais, turísticas e econômicas de Nova Viçosa.

Nosso homenageado é bacharel em jornalismo pela Universidade Federal da Bahia. Formado em Radio/Tv pela Universidade Estadual de Santa Cruz. Graduado em publicidade e pós-graduado em assessoria de imprensa administrativa pela Universidade de Brasília. Pós-graduado em ciências forenses pela Universidade Federal de Pelotas. Pós-graduado em Direito Penal e Processual Penal, e em Docência do Ensino Superior pela Faculdade do Sul da Bahia. Mestre em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, e doutor em jornalismo cientifico pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

A nossa homenagem proposta com o Título de Cidadão Honorífico de Nova Viçosa é ao escritor e jornalista Athylla Borborema Cardoso, por tudo que ele tem descrevido e influenciado nos últimos 20 anos em favor do desenvolvimento de Nova Viçosa, especialmente na política e no turismo.

publicidade