Bento Gonçalves, cidade do universo dos vinhos no Rio Grande do Sul
Emancipada em 11 de outubro de 1890 e com cerca de 120 mil habitantes, o município de Bento Gonçalves, na região serrana do Rio Grande do Sul, possui o título de “Capital Brasileira do Vinho”. A plantação de uva para a produção de vinho nas suas mais diversas vinícolas estabelecidas em seu território é a principal economia de Bento Gonçalves.
No município de Bento Gonçalves, o encantador universo dos vinhos tem uma atração a mais para os amantes da bebida. Além do seu clima frio o ano inteiro que atrai milhares de turistas todos os anos para o seu turismo de inverno, existe o passeio obrigatório para se conhecer no mínimo uma vinícola.
A Vinícola não é apenas a responsável pela produção do vinho, como também conta um pouco da história da bebida e, consequentemente, da nossa própria história e da nossa própria cultura.
Na cidade de Bento Gonçalves, na serra do estado do Rio Grande do Sul, conhecemos a Cooperativa Vinícola Aurora que é a maior referência em vinhos, espumantes, sucos e bebidas no Brasil.
A história da Vinícola Aurora inicia em 1875, com a chegada de imigrantes oriundos do norte da Itália.
Os gigantes barris que sempre enchem os públicos de curiosidades, tem a função de fazer com que haja o equilíbrio entre os aromas e sabores, ou seja, dar início à evolução da bebida, para que atinja sua expressão máxima com o envelhecimento em garrafa.