Athylla Borborema recebe título “Doutor Honoris Causa” de Universidade do RJ com chancela da ONU e do Itamaraty

O escritor e jornalista Athylla Borborema, editor de jornalismo do Jornal Teixeira News, fundador e titular da Cadeira nº 02 e vice-presidente da ATL – Academia Teixeirense de Letras, foi homenageado e outorgado no Rio de Janeiro com o título de “Doutor Honoris Causa em Literatura”. A cerimônia para a entrega ocorreu no sábado do dia 14 de maio de 2016, durante a festa literária da Academia de Letras e Artes de Cabo Frio-RJ.
A outorga do título “Doutor Honoris Causa em Literatura” foi concedido pelo Centro Universitário Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos do Rio de Janeiro, instituição educacional oficial de pesquisas históricas, filosóficas e culturais do Brasil. O título foi concedido com chancela da ONU – Organização das Nações Unidas (Registro nº 981118515606-24), do Tribunal de Mediação dos Estados Brasileiros e do Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty sob sentença nº 0325.001/2016).
Athylla Borborema recebeu o título de Doutor Honoris Causa em Literatura (O primeiro da sua vida) das mãos do reitor Dom Alexandre da Silva Camêlo Rurikovick Carvalho e do vice-reitor e presidente da Academia Niteroeinse de Belas Artes Letras e Ciências, Edson de Luna Freire. O escritor e jornalista Athylla Borborema é considerado um dos autores mais inovadores e originais de seu tempo, um preeminente defensor da cultura do Nordeste do Brasil e um grande entusiasta da educação através da arte e da literatura.
Honoris Causa são títulos honoríficos outorgados por instituições de ensino superior chanceladas por organismos governamentais da união concedidos a pessoas eminentes, que se tenham destacado em determinada área (artes, ciências, filosofia, letras, literatura, promoção da paz e causas humanitárias), por sua boa reputação, virtude, mérito ou ações de serviço que transcendam famílias, pessoas ou instituições. Historicamente, um doutor honoris causa recebe o mesmo tratamento e privilégios que aqueles que obtiveram um doutorado acadêmico de forma convencional na Universidade.
O título de Doutor Honoris Causa é a distinção máxima prevista no estatuto da ONU. A instituição dos doutoramentos Honoris Causa nasceu com o intuito de distinguir personalidades eminentes que, pelo vulto da obra realizada, enriquecem a vida cultural e social. É uma forma de homenagem por meio da qual se exprime gratidão a alguém e se procede ao reconhecimento público pelo seu valioso contributo no exercício de uma determinada profissão, no serviço prestado à comunidade ou na defesa de uma causa importante. Entretanto, na realidade acadêmica, o escritor e jornalista Athylla Borborema é mestre em jornalismo cientifico pela PUC Minas e doutor em jornalismo cientifico pela PUC Rio e é autor de mais de 30 livros.