Athylla Borborema recebe em Fortaleza a Medalha de Honra ao Mérito Cultural Patativa do Assaré de Literatura

O escritor e jornalista Athylla Borborema por ocasião da sua posse na ALAF – Academia de Letras e Artes de Fortaleza, que aconteceu na noite deste sábado (05/03/2016), no auditório do Clube Náutico, na Praia de Meirelles, em Fortaleza, capital do Ceará, foi homenageado com a Medalha de Honra ao Mérito Cultural Patativa do Assaré de Literatura, eternizado patrono da Academia de Letras e Artes de Fortaleza.
A honraria oferecida pelos cearenses a Athylla Borborema foi pela sua grande contribuição ao país por meios dos seus livros e da sua participação e envolvimento com a causa educacional e cultural do Brasil, quem vem promovendo justiça ao alcance de suas obras.
Quem foi Patativa do Assaré?
Antônio Gonçalves da Silva, que ficou popularmente conhecido como Patativa do Assaré, foi uma das principais figuras da música nordestina do século XX. Assaré nasceu em 5 de março de 1909 e morreu aos 93 anos em 8 de julho de 2002, no município de Assaré, na região oeste da Chapada do Araripe, na mesorregião do extremo sul do Estado do Ceará. Ele foi um poeta popular, compositor e cantor improvisador brasileiro de maior importância para cultura nordestina. Patativa do Assaré escreveu 12 livros, recebeu dezenas de homenagens pelo Brasil a fora, inclusive 5 títulos de Doutor Honoris Causa outorgados por Universidades Federais do Nordeste do Brasil.