Athylla Borborema participa do ENAPRO que discutiu o futuro da propaganda brasileira na Praia do Forte

Aconteceu de 15 a 18 de novembro de 2012, no auditório do Hotel Via dos Corais, no balneário da Praia do Forte, em Mata de São João, município da região metropolitana de Salvador, o 2º Encontro Estadual de Agências de Propaganda – ENAPRO. Este ano o município ainda sediou o 6º Encontro Nacional das Agências de Propaganda. Os dois eventos reuniram publicitários e donos de agências de várias cidades do Brasil, principalmente das capitais.
O evento foi uma promoção do SINAPRO – Sindicato das Agências de Propaganda da Bahia e da FENAPRO – Federação Nacional das Agências de Propaganda, onde também ocorreu a posse da publicitária Laura Passos como nova presidente do SINAPRO/BA e várias palestras com profissionais renomados no país.
O encerramento do evento foi marcado por um Happy Hour no espaço do Projeto Tamar, oferecido pela Rede Bahia de Televisão onde os publicitários tiveram a experiência de soltar filhotes de tartarugas em busca da vida na areia da praia. O Projeto Tamar foi fundado em 1979 na Praia do Forte e hoje é modelo para o mundo.
O extremo sul da Bahia foi representado pela Agência Lado-B, de Teixeira de Freitas, uma das principais agências de propaganda da região, fundada no ano 2000, através dos publicitários Leonardo Araújo, Alana Figueiredo, o produtor Fábio Souza, além do jornalista e publicitário Athylla Borborema, fundador da ABC – Agência Baiana de Comunicação.
Para o jornalista e publicitário Athylla Borborema, o encontro foi de festejada importância para a categoria e para o mercado da propaganda, tendo em vista que a programação do ENAPRO aproximou ainda mais as agências de propaganda dos fornecedores e veículos de comunicação e, a discussão, sobretudo, ofereceu novo direcionamento às agências de publicidade que atuam no interior e que na maioria das vezes não contam com as mesmas oportunidades das que estão nas capitais vivendo em um mercado mais aberto ao diálogo e ao convencimento.
Este ano o encontro teve o apoio da Tv Aratu, Grasb, RX e Prefeitura Municipal de Mata de São João. Além do patrocínio do Jornal A Tarde, Band, Central de Outdoor, Correio da Bahia, Globo Nordeste, Record Bahia, Rede Bahia, SEPEXBA e URANUS. O ENAPRO é promovido a cada dois anos e é o principal evento do mercado publicitário baiano formado a partir de um ciclo de palestras com profissionais renomados, o evento debateu questões sobre o mercado publicitário atual e trouxe para o encontro todos os presidentes dos Sindicatos de Agências de Propaganda do Brasil, a Diretoria e os Vice-Presidentes Regionais da FENAPRO e, assegurou a presença das maiores lideranças publicitárias de todos os estados.
Entre os palestrantes estiveram João Ciaco, diretor de publicidade e marketing de relacionamento da Fiat para o Brasil e América Latina; Hugo Rodrigues, coordenador da CCO Publicis Brasil; Luiz Fernando Garcia, diretor da ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo; além de Agnelo Pacheco, um dos mais festejados publicitários brasileiros com 35 anos de experiência e diretor-presidente da Agência Agnelo Comunicação. E a apresentação de encerramento foi marcada pela tão esperada palestra da publicitária Camila Costa, gestora de marcas e negócios da poderosa Agência F.BIZ.