Athylla Borborema é homenageado com título de cidadão honorário de Itamaraju

A Câmara Municipal de Itamaraju realizou no sábado do dia 25 de junho de 2011, a partir das 19h, no auditório da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas – FACISA/CESESB, uma sessão solene para entrega de 25 títulos de cidadãos honorários a diversas personalidades que nasceram em outras cidades do país e que fizeram história e contribuíram com o desenvolvimento de Itamaraju.
Segundo o presidente do Poder Legislativo de Itamaraju, vereador Rubens Cleudes de Jesus Neves, o “Rubens do Hospital” (PR), a cerimônia foi realizada para proporcionar um momento de reconhecimento do município para com seus cidadãos que contribuíram e que continuam contribuindo com a paz e com o desenvolvimento econômico e social de Itamaraju.
Entre os homenageados com o título honorifico, está o jornalista Athylla Borborema, que recebeu a certificação das mãos do próprio presidente Rubens Neves, autor do Projeto de Lei que lhe concedeu o título.
Trecho da homenagem feita a Athylla Borborema:
O nosso próximo homenageado nunca teve a sua história marcada por facilidades. Passou muitas necessidades na vida e nunca escondeu que já passou fome literalmente, na busca pelo seu sonho imaginário de se tornar jornalista. Nasceu em 29 de setembro de 1970, numa comunidade de pequenos produtores rurais na Foz do Rio Cahy em Cumuruxatiba no litoral norte do município de Prado. É filho do lavrador João Neves Cardoso (in memória), e da dona Maria Borborema da Silva, presente conosco.
Filho único, ele chegou a Itamaraju aos 6 anos de idade, no ano de 1976, trazido pelos seus pais, onde vive até hoje. Trabalha desde criança e já banderou cabaças de cacau nas fazendas da região para ganhar um troco, pegou frente e trabalhou em bancas de calçados na feira da Praça do Mercado em Itamaraju para sobreviver. Filho de família humilde mais sempre foi persistente e primou pelos seus estudos. Aos 18 anos em 1988, concluiu o então 2º Grau em contabilidade pelo Centro Educacional de Itamaraju.
Ninguém sabe propagar ou escrever tão bem sobre Itamaraju como ele, e fala de Itamaraju com honraria. Trata-se de um jornalista referência para categoria no estado, tanto que ocupou até o ano passado, 5 mandados consecutivos de diretor no Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado da Bahia, e é atual membro efetivo da comissão de ética do Sindicato dos Radialistas e Publicitários da Bahia. É perito judicial grafotécnico da justiça federal da 1ª região, e membro do CONPEJ – Conselho Nacional dos Peritos Judiciais, e há 17 anos, é agente dos quadros da assessoria de comunicação da Polícia Civil da Bahia. E já escreveu e publicou 19 livros.

Athylla Borborema é um filho da terra que tem dado um dos melhores exemplos de dedicação à vida pública de que Itamaraju se pode orgulhar, com uma trajetória pessoal admirável, de menino pobre a um dos mais requisitados profissionais da comunicação baiana, especialmente no campo da assessoria de imprensa administrativa, tendo exercido funções públicas em diversos organismos sociais e em prefeituras e câmaras da região. Athylla Borborema é bacharel em jornalismo pela Universidade Federal da Bahia – UFBA. Radialista pela Faculdades Integradas de Teologia e Filosofia de São Paulo – FAITEFI. Graduado em publicidade propaganda e pós-graduado em comunicação cientifica pela Universidade de Brasília – UnB. Especializado em ciências forenses pela Universidade Federal de Pelotas – UFPel. Pós-graduado em docência do ensino superior pela Faculdade do Sul da Bahia – FASB. Atualmente é pós-graduando em direito penal e processual penal pela Faculdade do Sul da Bahia – FASB, e mestrando em Jornalismo Científico pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC).
Outros homenageados:
Além de Athylla Borborema, foram também agraciados, Frei Francesco Scarpellino, empresário Losevaldo Nunes Reis, capitão PM Márcio Luiz Santos Blanco, médico Sebastião Ângelo Maia, administrador Antonio Francisco de Azevedo Morais, médico Afonso Celso de Assis, presbítero Agenor Laurenço Pereira, empresário Dalvadísio Santos Lima, e o casal Ernestino Moreira Nunes/Carmelita Gomes Moreira. Empresária Marizette dos Santos Carletto, major PM Raimundo César Magalhães Dantas, administrador Gerson Carlos Ferreira Souto, agropecuarista Orlindo Chaves “Lozinho”, agropecuarista Ivan Silvistrelli Favarato, oficial de cartório Etiene Rodrigues Queiroz Ramos, comerciante Luiz Simões de Souza, empresário Francisco das Chagas Feitosa Jiló, médico Ademir Alves Pereira, economista Gilmar Alves Costa e a freira Vitória Cozulla “Irmã Marcela”.
Entre os homenageados estiveram dois que já faleceram, a exemplo do empresário Eustáquio Amorim Botelho e do ex-prefeito e ex-deputado estadual Almir Nobre de Almeida. E outros dois homenageados, não puderam estar presentes, o subtenente do Exército Clélio Luiz Biesdorf, que foi comandante do Tiro de Guerra 06-025 de Itamaraju e o desembargador federal do trabalho Washington Gutemberg Pires Ribeiro, que já foi juiz federal do trabalho em Itamaraju.