publicidade

Athylla Borborema é empossado na Academia de Letras de Fortaleza

Emoção e glamour compuseram a harmonia do conjunto da celebração na festa das letras e das artes na cerimônia magna de posse dos novos imortais da ALAF – Academia de Letras e Artes de Fortaleza, que aconteceu na noite deste sábado (05/03/2016), no auditório do Clube Náutico, na Praia de Meirelles, em Fortaleza, capital do Ceará.
 
O jornalista e escritor Athylla Borborema, eleito em outubro de 2015, título a ele conferido recentemente por decisão/votação unânime da ALAF, foi o membro residente mais distante a tomar posse. Ele passou ocupar a cadeira correspondente de nº 23 da Academia de Letras e Artes de Fortaleza. Oportunidade que Athylla Borborema foi homenageado com a Medalha de Honra ao Mérito Cultural Patativa do Assaré, também com a Medalha Rachel de Queiroz e, ainda com o título da Comenda Marechal Floriano Peixoto.

A cerimônia magna de posse contou com a participação de diversas autoridades cearenses, várias presidentes de Academias de Letras e de Artes de cidades nordestinas, poetas, escritores, editores, políticos e membros efetivos da centenária Academia Cearense de Letras, além da apresentação musical dos artistas baiano, o cantor soteropolitano Ruy Rosa e o cantor e escritor feirense João Bosco que deram um maior glamour ao evento de posse de Athylla Borborema e de outros acadêmicos.
 
O momento de sua posse e diplomação foi ainda coroado por belíssimo testemunho da escritora Ângela Feingold, presidente da Academia de Letras de Fortaleza, que elogiou a qualidade do trabalho literário de Athylla Borborema e disse que o Ceará se sente honrado com sua participação em uma das cadeiras da mais valorosa instituição intelectual que chancela o compromisso com a literatura no nordeste do Brasil e que é a mais alta e representativa entidade literária do Estado.
 
A escritora e jornalista Izabelle Valadares, presidente da Associação Internacional de Escritores e Artistas, presente do evento, também enalteceu a postura ética e os tributos literários de Athylla Borborema e da sua grande contribuição ao país por meios dos seus livros e da sua participação e envolvimento com a causa educacional e cultural do Brasil, quem vem promovendo justiça ao alcance de suas obras.
 
Em seu discurso Athylla Borborema evocando a memória do poeta Mário de Andrade sublimou a sua alegria e o seu compromisso com as letras. “Confrades e confreiras, convidados e autoridades presentes, vocês nem podem imaginar a alegria, o prazer e a honra de estar aqui na terra de José de Alencar, de Rachel de Queiroz e do eterno mestre Patativa do Assaré. E me dirijo a todos em nome da nossa festejada presidente Ângela Feingold que sempre me cumulou de gentilezas e me reservou parte importante de seu coração em doses maciças de afeto e carinho. E devoto praticante da veneração à mulher e à palavra, especialmente no mês que se comemora o seu dia internacional, externo aqui na ALAF a minha gratidão pelos os cearenses que me proporcionaram esta oportunidade singular e reafirmo o meu compromisso com a “cultura da língua nacional” e com o apego literário de aprazível valor em favor da arte”, disse Borborema em parte do seu discurso de posse.

publicidade