A fascinante trombada das águas dos rios Araçuaí e Jequitinhonha no nordeste de Minas
O ABC foi conhecer os encantos da Barra do Pontal na comunidade ribeirinha de Itira, no município de Araçuaí, na região do médio vale do Jequitinhonha, no nordeste de Minas Gerais, onde acontece o fascinante encontro dos rios Araçuaí e Jequitinhonha, um importante local que sustenta e inspira moradores e artistas mineiros.
O local é ponto que o rio Araçuaí deságua no rio Jequitinhonha e o vale ganha força, delineado na aridez, nas chapadas, nas montanhas, nas cordilheiras, nas matas, nos cerradões, nos campos rupestres, nos diamantes, no granito, no minério de ferro, no sol, no calor, na caatinga, no semiárido, nos mandacarus, no sertão, no barro, na flor do deserto e assim vai formando o seu ambiente.
Formando o seu envolvente ambiente e a sua história, construída por tropeiros, canoeiros, garimpeiros, pescadores, sertanejos, artesãos, lavadeiras, romeiros, poetas e cantadores que vão compondo as suas muitas narrativas, tecidas tanto na dureza quanto na delicadeza da existência, até o rio Jequitinhonha desaguar no mar, em sua foz na cidade baiana de Belmonte.
Em Itira, o rio Araçuaí é acolhido pelo Rio Jequitinhonha, um abraço mágico e encantador que alia beleza, fartura, lazer, harmonia ambiental e usos múltiplos das águas que forma um fenômeno natural deslumbrante. O vale do Jequitinhonha abriga uma cultura peculiar, que se releva nas manifestações populares únicas, ligadas aos mitos da natureza, à navegação e às lendas, que se manifestam no rico artesanato de barro, nas expressões musicais e folclóricas.
O Rio Araçuaí nasce numa área de 453 hectares Reserva Particular de Patrimônio Natural, nos pertences da Fazenda Raiz, na divisa dos municípios de São Gonçalo do Rio Preto e Couto Magalhães de Minas, no centro norte de Minas Gerais. O rio Araçuaí percorre uma extensão de 397 quilômetros e trata-se do principal afluente da margem direita do rio Jequitinhonha.
Já o Rio Jequitinhonha é um curso de água que banha os estados de Minas Gerais e Bahia que nasce no alto das serras do Espinhaço em território do município de Serro, cuja nascente fica adjacente ao sul da histórica cidade de Diamantina na mesorregião do caminho dos Diamantes, no noroeste de Minas, possuindo entre a nascente e a foz, 1.090 quilômetros de extensão.
Araçuaí é uma cidade polo comercial e educacional do médio vale do Jequitinhonha e está situada a cerca de 678 quilômetros da sua capital, Belo Horizonte. O município de Araçuaí ocupa uma área territorial de 2.237 km² e a sua população estima-se em 50 mil habitantes. A cidade de Araçuaí é cortada pelas Rodovias Federais BR-367 e BR-342 e também pelas MGs-676 e 678. No município os rios Gravatá e Calhauzinho desaguam no Rio Araçuaí e o Rio Araçuaí após atravessar à cidade, deságua no Rio Jequitinhonha.